Advertisement
Mapa da Grande Caminhada (Universo 26)

Mapa mostrando a Grande Caminhada feita por Abraão

A Grande Caminhada refere-se, de acordo com a Toará (principal e livro sagrado do judaísmo) e a Bíblia (livro sagrado cristão), a um episódio onde Abraão e seus seguidores foram expulsos pelos Babilônicos, e devido a isso, Deus acabou guiando Abraão para uma ''terra prometida'', eventualmente essa terra seria Jerusalém (localizado na península ibérica). A caminhada durou cerca de 9 anos (1994 a.C - 1985 a.C), e nesse período, Abraão partiu do levante do Oriente Médio, passou pela atual Líbia, Argélia e Marrocos e chegou a passar pelo estreito de Celta, chegando na então ''terra prometida'', Jerusalém em 1985 a.C.

Inicialmente, o episódio foi considerado apenas um conto religioso pelos arqueólogos, até que meados do século XVII, foram descobertos pelos portugueses vários pontos em hebraico, comprovando que havia uma registro de que os hebreus haviam passado por lá.

A chegada de Abraão a Jerusalém em 1985 a.C é considerada um evento extremamente importante para a história de Judeia, sendo até comemorado pelo país em 2 de julho. Marcou a presença de hebreus e judeus na região. Desde então, diversos reinos hebreus e judeus surgiram, chegando até o Reino da Judeia que surgiu em 1028 e foi dissolvido pelo Califado de Omã em 1069. Mais futuramente, surgiria o Estado da Judeia em 1810, fundado pelo tratado de Mogador.

Advertisement