FANDOM

Ana de Iorque
D.anadobrasil
Imperatriz Consorte do Brasil

Reinado            16 de dezembro de 2007 -

                          presente

Predecessora   D. Teresa Cristina do Uruguai

Marido               D. Augusto II do Brasil

Descendência

D. Luis Guilherme, Príncipe Imperial

Casa                 Windsor (nascimento)

                         Bragança (casamento)

Nome completo

Ane Beatrice Elizabeth Mary Windsor

Nascimento   6 de dezembro de 1984

Pai                  André, Duque de Iorque

Mãe                Sarah, Duquesa de Iorque

Religião         Catolicismo (convertida)

D. Ana de Iorque (Ane Beatrice Elizabeth Mary Windsor, Londres, 6 de dezembro de 1984) é a Imperatriz Consorte do Brasil, esposa de Sua Majestade, o imperador D. Augusto II. Ana é a filha mais velha do príncipe André, Duque de Iorque, e sua esposa Sarah Ferguson, e neta de Elizabeth II, rainha do Reino Unido. É Imperatriz consorte desde 16 de dezembro de 2007, quando casou-se com D. Augusto II, sendo coroada no ato de seu matrimônio.

Primeiros anos e educaçãoEditar

Nascimento e nome Editar

A princesa Ane de Iorque nasceu no Hospital de Portland, em Londres, no dia 6 de dezembro de 1984, pesando 3,06 kg. Seus pais o príncipe André, Duque de Iorque e Sara, Duquesa de Iorque, filha do major Ronald Ferguson e de Susan Barrantes. Ane foi nomeada a partir da rainha Ana do Reino Unido, uma escolha considerada surpreendente na altura e que levou mais de duas semanas a ser anunciada. A princesa tem duas irmãs mais novas, as princesas Beatriz e Eugénia. Foi batizada no dia 20 de dezembro de 1984 na capela real do Palácio de St. James. Seus padrinhos foram David Armstrong-Jones, Peter Palumbo, Barão Palumbo, Jane Dawnay, a falecida Carolyn Cotterell e Gabrielle Greenall. Sendo neta de uma soberana e filha de um príncipe britânico, Ane é uma "Princesa do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte", com o prefixo "Sua Alteza Real". Fora estilizada "Sua Alteza Real princesa Ane de Iorque". Ela e suas irmãs são as únicas que dispuseram de um título real. Sua prima Zara Phillips não tem títulos reais nem nobiliários, e Luísa Windsor, filha do príncipe Eduardo, Conde de Wessex, é legalmente uma princesa, embora não seja titulada como tal.

Educação Editar

A princesa Ane foi primeiramente matriculada em Upton House School, em Windsor, em 1987. Em 1989, foi para Coworth Park School. Sua educação de ensino secundário começou em St. George's School, em Ascot, uma escola somente para garotas que frequentou entre 1999 e 2002. Seus resultados foram bons: obteve notas A+ em Drama, notas B em História, Estudos de Cinema em Literatura inglesa, Inglês, Matemática e Double Award Science (um estudo combinado de Biologia, Química, Física que resulta em dois GCSE). Em setembro de 2003, Ane iniciou um curso de História e História da Arte na Universidade de Oxford, tendo terminado o curso em 2006, meses depois do anúncio de seu casamento com D. Augusto.

Casamento e filhos Editar

Ane é a mais velha de todos os netos da rainha Elizabeth II, tendo herdado da avó, durante seu período como Princesa Real, as obrigações do estado, como visitas oficiais, jantares e recepções de líderes estrangeiros. Numa das recepções oficiais lideradas por ela, conheceu o jovem príncipe D. Augusto, Príncipe Imperial do Brasil, em visita oficial sancionada pelo pai, D. Guilherme, que não compareceu por questões de saúde. Passando a se corresponder por cartas, os jovens príncipes estabeleceram uma relação de confidência e carinho mútuo. Em 2005, pela primeira vez a casa real de ambos os países se pronunciaram acerca da relação dos príncipes, oficializando a relação dos jovens nobres. Quase um ano depois, depois da coroação de D. Augusto, a Casa Imperial do Brasil oficializou o compromisso matrimonial, marcando o casamento e a coroação da futura imperatriz para o seguinte ano. Em 15 de outubro de 2016 a Casa Imperial anunciou que o Imperador e sua esposa esperavam o primeiro filho. No dia 19 de julho de 2017, Ane deu à luz às 18h25, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. O menino nasceu com 3,595 Kg, e medindo 49 cm. Em 21 de julho, dois dias após o nascimento, foi anunciado o nome do bebê: Luís Guilherme de Bragança. Em 13 de março deste ano, a Casa Imperial anunciou oficialmente que a imperatriz espera o segundo filho do casal.

Trabalhos sociais e deveres Editar

A principal função da imperatriz é oferecer suporte e ajuda ao esposo em seu papel do soberano do Brasil. Sua primeira aparição em evento oficial da família imperial foi durante o batizado da princesa Sofia, filha de D. Carlota e Felipe da Espanha, embora sua estreia como membro da família imperial brasileira deu-se em 24 de maio de 2008 quando, juntamente a seu esposo, recepcionou o Presidente dos Estados Unidos George W. Bush e sua esposa Laura na visita oficial do casal ao Brasil.

Entre 30 de junho e 5 de julho de 2010, o casal imperial realizou sua primeira viagem oficial ao estrangeiro, passando pelo Egito e Marrocos. A duquesa atuou pela primeira vez como anfitriã durante um jantar de apoio à instituição de caridade APAE, em 27 de outubro de 2008.

Juntamente a seu esposo, e a seu cunhado, o príncipe D. Rafael, Duque de Cabrália, a imperatriz foi nomeada embaixatriz dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, bem como dos Jogos Paraolímpicos, realizados no Rio de Janeiro. A imperatriz é embaixadora das seleções brasileiras feminina e masculina de vôlei que participaram dos Jogos Olímpicos. Durante o ano de 2017 realizou, na companhia do imperador, viagens oficiais a Polinésia Brasileira, Cabo Verde, Ilhas Malvinas e os Açores, em honra ao aniversário de 10 anos de casamento dos imperadores.

D. Ana é patrona de quatro instituições: Hospital Infantil Cosme e Damião (hospital infantil), Instituto Museu Nacional (museus), APAE (oferece auxílio a crianças excepcionais) e Diga Não (combate às drogas e ao abuso infantil). No dia 13 de março de 2020, D. Augusto e D. Ana anunciaram que estavam esperando seu segundo filho. O anúncio da gravidez foi feito através do Twitter oficial do Palácio do Ipiranga.

Títulos, estilos e armas Editar

Forma de Tratamento de

D. Ana, Imperatriz do Brasil

Brasão da Imperatriz
Estilo                                       Sua Majestade
Tratamento direto                   Vossa Majestade
Estilo alternativo                    Sua Majestade Sereníssima

Títulos Editar

  • 6 de janeiro de 1984 – 27 de junho de 2006: Sua Alteza Real, a Princesa Ane de Iorque
  • 27 de junho de 2006 – 16 de dezembro de 2007: Sua Alteza Serenissíma, D. Ane do Reino Unido
  • 16 de dezembro de 2007 – presente: Sua Majestade Imperial, a Imperatriz do Brasil

Condecorações Editar

Brasileiras

  • Dama Grã-Cruz da Nobilíssima Ordem Imperial dos Cavaleiros da Rosa
  • Dama Grã-Cruz da Imperial Ordem do Cruzeiro
  • Dama Grã-Cruz da Ordem Imperial da Liberdade

Estrangeiras

  • Dama da Ordem da Rainha Maria Luísa (ESP)
  • Dama da Real Ordem Vitoriana (ING)

Armas Editar