Advertisement

Antidepravação ou Antidepravacionismo se refere a um conjunto de pensamentos oriundos da extrema-direita pantaneira, tendo suas origens no final dos anos 70 durante a ditadura militar e sendo mantida até os dias de hoje através de movimentos influentes e que andam de mãos dadas com o governo nacional. O antidepravacionismo defende a censura de manifestações artísticas que podem ser consideradas obscenas e impróprias, por conterem conotação ou simbologia sexual. Não é uma ideologia política, embora seja tratada como uma pela sociedade pantaneira. O termo foi utilizado pela primeira vez na Rádio Nacional em 1978, quando o ditador Vicente Manzano disse estar iniciando uma operação "antidepravacionista" contra a "má índole e falta de vergonha" dos artistas que protestavam contra o regime militar através da música e da arte. Inicialmente, o termo se referia somente a aqueles que se manifestavam contra o governo militar, a partir de 2010, o termo é utilizado para se referir a um conjunto de políticos conservadores que tendem a ter mais repúdio a uma cultura mais explícita em questão de vulgaridade.

Advertisement