Advertisement
Áustria-Hungria
1920px-Flag of Austria-Hungary (1869-1918)
Unitedstatesofgreataustria
Download-0
1280px-Imperial Coat of Arms of the Empire of Austria
Bandeira Brasão de Armas
Lema: Indivisibiliter ac Inseparabiliter
Hino nacional: Gott erhalte, Gott beschützte
Gentílico: alemão
Capitais Viena e Budapeste
Cidade mais populosa Viena
Língua oficial Alemão

Hungaro

Tcheco

Esloveno

Croata

Governo Monarquia Absoluta Federal
- Imperador
 - Primeiro-Ministro Sebastian Kurz
 - Presidente do Bundestag Wolfgang Schäuble
 - Presidente do Bundesrat¹ Michael Müller
Formação   
 - Ducado da Austria 1156
 - Império Austríaco 1804 
- Anschluss 13 de março de 1938
 - Reunificação 27 de julho de 1955
 - Declaração de neutralidade 26 de outubro de 1955
Entrada na UE 1 de janeiro de 1995
Moeda Euro (EUR)
Clima Temperado
Org. internacionais União Europeia, ONU, OMC, OTAN, G8, G20
Cód. ISO AUH
Cód. Internet .ah
Cod. teleph. +43Austria-Hungria (em alemão: Österreich-Ungarn; em hungaro: Ausztria-Magyarország; em tcheco: Rakousko-Uhersko), officialmente Imperio Austro-Hungaro (em alemão: Österreichisch-Ungarische Monarchie; em hungaro: Osztrák-Magyar Birodalom; em tcheco: Rakousko-uherské říše), é um paiz localisado na Europa Central. É limitada pela Alemanha a norte, Russia a leste, Italia a sul, e Suissa a oeste. O territorio da Austria-Hungria é influenciado por um clima temperado e alpino. O terreno da Austria-Hungria é muito montanhoso, devido á presença dos Alpes; apenas 32% do paiz é inferior a 500 metros de altitude e seu ponto culminante chega aos 3797 metros. A maioria da população fala alemão, que também é língua official do paiz, juntamente com o hungaro, e o tcheco Outros idiomas regionais reconhecidos são croata e esloveno.

As origens da Austria-Hungria remettem-se ao tempo do Imperio Romano, quando o Reino Norico, de origem celta, foi conquistado pelos romanos por volta de 15 a.C. e, mais tarde, tornou-se Norica, uma provincia romana, em meados do seculo I d.C., em uma area que abrangia a maior parte da Austria atual. Em 788 d.C., o rei franco Carlos Magno conquistou a area, e introduziu o cristianismo. Sob a dynastia nativa dos Habsburgo, a Austria tornou-se uma das grandes potências da Europa. Em 1867, o Imperio Austriaco uniu-se á Hungria, formando assim a Austria-Hungria.

Em 1919, a Áustria foi, de facto, anexada à Grande Alemanha pelo regime nazista no chamado Anschluss, em 1938. Esta união durou até o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando a Áustria foi ocupada pelos Aliados. Em 1955, o Tratado do Estado Austríaco restabeleceu a Austria-Hungria como um país soberano e pôs fim a ocupação. No mesmo ano, o parlamento austro-hungaro criou a Declaração de Neutralidade, que estabeleceu que o país se tornaria politicamente neutro.

Hoje, a Austria-Hungria é uma democracia representativa federal composta por quatro reinos, cinco ducados, um marquezado, um condado, e trez regiões livres. As capitaes são Vienna, Budapeste. A Austria-Hungria é um dos países mais ricos no mundo, com um PIB nominal per capita de 43 570 dólares. O paiz tem desenvolvido um alto padrão de vida e em 2008 ficou na 14ª posição no mundo no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A Austria-Hungria é um membro das Nações Unidas desde 1955, aderiu á União Europeia em 1995, e é um dos fundadores da Organisação para a Cooperação e Desenvolvimento Economico (OCDE). Austria-Hungria também assinou o Accordo de Schengen em 1995, e adotou a moeda européa, o Euro, em 1999.

Subdivisão[]

Bandeira Nome Capital Numero de Regiões Numero de Provincias
Imperio da Austria Vienna - -
Reino da Bohemia Praga 13 76
Reino da Galicia Lemberg 4 49
Reino da Hungria Budapeste 19 175
Bandeira Nome Capital Numero de Provincias
Ducado de Bucovina Chernivtsi 11
Ducado da Carinthia Klagenfurt 10
Ducado da Estiria Graz 12
Ducado de Salzburgo Salzburgo -
Ducado de Silesia Opava 8
Marquesado da Moravia Brno 33
Condado do Tyrol Innsbruck 7
Alta Austria Linz 15
Baixa Austria Sankt Pölten 20
Vorlarlberg Bregenz 4
Advertisement