Advertisement
BBC logo (80s)

O Emergency Broadcast System ou Emergency Broadcast System (em inglês) que esteve ao serviço da BBC para transmitir no Reino Unido durante ou após um ataque nuclear ou ataques convencionais.

A transcrição e tradução a seguir são de uma fita pré-gravada do sinal de emergência da BBC que foi transmitido durante as poucas horas da Troca Nuclear em 26 de setembro de 1983.

Sinal de emergência Da BBC

Sinal de emergência Da BBC

O sinal de emergência da BBC começou a ser transmitido em todo o território britânico por volta da 1h40 da manhã no rádio e na TV, assim como os alarmes antiaéreos começaram a soar nas cidades.

Este é o serviço de radiodifusão em tempo de guerra. Este país foi atacado com armas nucleares. As comunicações foram severamente interrompidas e o número de vítimas e a extensão dos danos ainda não são conhecidos. Traremos mais informações o mais breve possível. Enquanto isso, fiquem atentos a este comprimento de onda, fiquem calmos e fiquem em suas próprias casas.

Lembre-se de que não há nada a ganhar tentando fugir. Ao sair de casa, você pode estar se expondo a um perigo maior. Se você sair, poderá ficar sem comida, sem água, sem acomodação e sem proteção. A precipitação radioativa, que se segue a uma explosão nuclear, é muitas vezes mais perigosa se você estiver diretamente exposto a ela ao ar livre. Telhados e paredes oferecem proteção substancial. O lugar mais seguro é dentro de casa.

Certifique-se de que o gás e outros suprimentos de combustível estejam desligados e que todos os incêndios estejam extintos. Se houver água da rede, esta pode ser utilizada para combate a incêndios. Você também deve reabastecer todos os seus recipientes de água potável depois que os incêndios forem extintos, porque o abastecimento de água pode não estar disponível por muito tempo. A água não deve ser usada para descarga de banheiros: até que você seja informado de que os banheiros podem ser usados ​​novamente , outros arranjos de banheiro devem ser feitos. Use a água apenas para fins essenciais de beber e cozinhar. Água significa vida. Não desperdice.

Faça seus estoques de alimentos durarem: racione seu suprimento, porque pode durar quatorze dias ou mais. Se tiver alimentos frescos em casa, use-os primeiro para evitar o desperdício: os alimentos em lata conservam-se.

Se você mora em uma área onde foi dado um aviso de queda, fique em seu quarto até que seja dito que é seguro sair. Quando o perigo imediato tiver passado, as sirenes soarão uma nota constante. A mensagem "tudo limpo" também será dada neste comprimento de onda. Se você sair da sala de emergência para ir ao banheiro ou reabastecer alimentos ou suprimentos de água, não permaneça fora da sala por um minuto a mais do que o necessário.

Não saia de casa em hipótese alguma. A precipitação radioativa pode matar. Você não pode vê-lo ou senti-lo, mas está lá. Se você sair, trará perigo para sua família e poderá morrer. Permaneça em seu quarto até que lhe digam que é seguro sair ou até ouvir "tudo limpo" nas sirenes.

Aqui estão os pontos principais novamente:

Fique em suas próprias casas e, se você mora em uma área onde foi dado um aviso de queda, fique em seu quarto, até que lhe digam que é seguro sair. A mensagem de que o perigo imediato passou será dada pelas sirenes e repetida neste comprimento de onda. Certifique-se de que o gás e todos os suprimentos de combustível estejam desligados e que todos os incêndios estejam extintos.

A água deve ser racionada e usada apenas para fins essenciais de beber e cozinhar. Não deve ser usado para descarga de vasos sanitários. Racione seu suprimento de comida: pode durar quatorze dias ou mais.

Repetiremos esta transmissão dentro de duas horas. Fique atento a este comprimento de onda, mas desligue seus rádios agora para economizar suas baterias até que voltemos ao ar. Esse é o fim desta transmissão.'

A transmissão continuou até 29 de setembro às 11h20, quando o gerador de energia da BBC ficou sem combustível.

Depois disso, a única transmissão possível foi o discurso da Rainha Elizabeth II em 25 de dezembro de 1983 da Ilha de Wight em seu bunker na cidade de Essex. O rádio amador seria o único meio de comunicação sobrevivente da Guerra Nuclear durante os próximos anos do inverno nuclear.

Advertisement