Advertisement
República Federativa do Brasil
Linha do tempo: Joseph P. Kennedy Jr. Presidente
Flag of Brazil Coat of arms of Brazil
Bandeira Brasão
Lema: 
"Ordem e Progresso"
Mapa do Brasil (Joseph P. Kennedy Jr. Presidente)
CapitalBrasília
Cidade mais populosa São Paulo
Línguas oficiais Português
Grupos étnicos  Brancos (44%)
mestiços(45%)
negros (8%)
outros (3%)
Religião Cristianismo (85%)
ateísmo/agnósticos (8%)
outros (5%)
Governo República constitucional unitária semipresidencialista
 -  Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
 -  Primerio-Minstro Damares Alves
 -  Vice-Presidente Geraldo Alckmin
Estabelecimento
 -  Independência 7 de setembro de 1822 
 -  Reconhecimento 29 de agosto de 1825 
 -  Proclamação da República 15 de novembro de 1889 
 -  Atual Constituição 7 de outubro de 1967 
População
 -  2020 (estimativa) 225 milhões 
PIB (nominal) 2021 (estimativa)
 -  Total 2,9 trilhões 
 -  Per capita 8,949 $ 
Moeda Real Brasileiro

Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial e o sexto em população (com mais de 247 milhões de habitantes). É o único país na América onde se tem a língua portuguesa como a língua oficial e majoritária, além de ser o maior país lusófono do planeta. Banhado pelo Oceano Atlântico, o Brasil tem um litoral de mais de 7,000 km e faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Chile e Equador.

O território que viria a ser conhecido como Brasil era habitado por vários grupos tribais antes do desembarque em 1500 do explorador Pedro Álvares Cabral. O Brasil permaneceu uma colônia portuguesa até 1808, quando a capital do império foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro. A independência foi alcançada em 1822 com a criação do Império do Brasil, um estado unitário governado sob uma monarquia constitucional e um sistema parlamentar. A ratificação da primeira constituição em 1824 levou à formação de uma legislatura bicameral, agora chamada do Congresso Nacional. A escravidão foi abolida em 1888. O país tornou-se uma república presidencial em 1889, após um golpe de Estado militar. Por 41 anos, o país esteve em um governo oligárquico conhecida como a ''Política do Café com Leite'', no qual durou até a Revolução de 1930 que nomeou Getúlio Vargas como Presidente. Vargas foi deposto em um golpe em 1945, restaurando a democracia que duraria até uma ajunta militar autoritária chegar ao poder em 1964. O perídio Militar duro apenas 2 anos.

Em 1965 Juscelino Kubitschek foi eleito e em 1967 um nova Constituição do Brasil, formulada que permanece até hoje.

O Brasil é descrito por vários analistas como uma potência regional e média, a nação tem reconhecimento e influência internacional. O PIB nominal brasileiro é a sétima maior do mundo e o quinto por paridade do poder de compra (PPC) sendo o maior produtor de café e de soja do mundo. Porém, o país ainda mantém níveis notáveis de corrupção, criminalidade e desigualdade social. É membro da ONU, G10,Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), OEA, Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o Mercosul.

Advertisement