Advertisement
Under construction icon-red.svg A seguinte página da está em construção.

Por favor, não edite ou altere este artigo de qualquer maneira enquanto esse template está ativo. Todas as edições não-autorizadas serão revertidas a partir dos critérios do administrador. Proponha mudanças na página de discussão.

República Federal do Brasil
Linha do tempo: Universo 26
Bandeira Brasão
CapitalRecife
Povoado mais populoso Rio de Janeiro
Línguas oficiais Português
Línguas mais faladas Português
Grupos étnicos  Brancos (60%)
Negros e Pardos (30%)
Indígenas (7%)
Asiáticos (3%)
Governo República Parlamentarista Federal
 -  Primeiro-Ministro João Doria (PSDB)
 -  Presidente federal Heitor Läschet (PSDB)
 -  Parlamento Nacional
Estabelecimento
 -  Independência sobre Portugal 8 de outubro de 1848 
 -  Reconhecimento Mundial 11 de agosto de 1850 
População
 -  2020 (estimativa) 254 milhões (4th)
PIB (nominal) 2020 estimativa
 -  Total 39,5 trilhões 
 -  Per capita 60,404 $ (10th)
Moeda Latin's

Brasil, oficialmente República Federal do Brasil é um grande país localizado na América do Sul e da região da América Latina. É o terceiro maior país do mundo e o terceiro mais populoso com mais de 250 milhões de habitantes (registro de 2021). Assim como Nova Portugal, É um país na América onde se fala majoritariamente a língua portuguesa e o segundo maior país lusófono do planeta, atrás da Nove Portugal. O Brasil é um dos países mais multiculturais do mundo, e o mais na América, superando Províncias Unidos e Nova Portugal.

Foi colônia de Portugal por mais de 300 anos, em 1840 o movimento Iluminista acabou ganhando muita força na região, o que fez 8 anos depois (1848) que Charles Fonçeca proclamasse a república e a independência do Brasil, com sua frase ''Liberdade ou Morte!''. No período da ''república velha'' (entre 1848 a 1932) o país teve uma política totalmente estável, pelo século XIX, o PIB acabou crescendo bastante, foram criadas importantes ferrovias pelo país e influência econômica pelo continente. Com abolição da escravidão em 1870, acontece a Guerra de Sucessão Brasileiro, o governo brasileiro acabou ganhando com força. Em 1905, foi criado o canal do panamá, importante construção que conectou o oceano atlântico e pacífico. Na metade do século XIX, recebeu muito imigrantes na região do Rio de Janeiro e Recife. Com o fim da Grande Guerra Mundial, o Brasil tornou-se a maior potência econômica e militar do mundo. Foi protagonizado na Guerra Fria contra a outra potência, Império Shun, onde oficialmente acabou em 1987 com o acordo de Recife.

O Brasil é um país desenvolvido e formam a maior economia nacional do mundo, com um produto interno bruto que em 2021 foi de 30,6 trilhões de latin's, equivalente a 32% do PIB mundial por paridade do poder de compra (PPC) de 2019. Sua economia é alimentada pela abundância de recursos naturais, por uma infraestrutura bem desenvolvida e pela alta produtividade e, apesar de ser considerado uma economia pós-industrial, o país continua a ser um dos maiores fabricantes do mundo. O país também é a maior potência mundial, tendo influência em toda América e possui 1200 bombas nucleares. O País é membro da OPM, União Latina, OFU, G10, G25, e da Liga das Nações Petrolíferas (LNP).

História

Período pré-colonial

Estima-se que os primeiros seres humanos tenham ocupado a região que compreende o atual território brasileiro há cerca de 70 mil anos. Quando encontrada pelos europeus em 1496, a América do Sul tinha sua costa oriental habitada por cerca de dois milhões de nativos, do norte ao sul.

A população ameríndia era repartida em grandes nações indígenas compostas por vários grupos étnicos entre os quais se destacam os grandes grupos guaranís, arakê, gujarpa. Os primeiros eram subdivididos em guaranis, itupins e tukilús, entre inúmeros outros.

A Chegada portuguesa e a Colonização Europeia

O Explorador Marco de Aurora Pombal chegou nas terras brasileiras pela primeira vez em 19 de abril de 1496, onde chegou na cidade de São Francisco (Na região norte do país), inicialmente o local foi chamado de ''ilha de santa cruz'', porém logo depois foi chamada de ''terra de santa cruz''.

Mapa das províncias portuguesas em 1650

Com o avanço português na região, foram criadas regiões governamentais, onde dividia o território colonial em 20 estados hereditárias. mas esse arranjo se mostrou problemático, uma vez que apenas as capitanias de Pernambuco e São Vicente prosperaram. Então, em 1599, o rei fez um governador-geral para administrar toda a colônia. Os portugueses assimilaram algumas das tribos nativas, enquanto outras foram escravizadas ou exterminadas por doenças europeias para as quais não tinham imunidade, ou em longas guerras travadas nos dois primeiros séculos de colonização, entre os grupos indígenas rivais e seus aliados europeus.

No século XVI, foram descobertos açúcar e feijão, 2 produtos principais pelo país. Com isso, Portugal investiu muito nesses produtos, exportando para países mais potentes e rapidamente tornando-se a maior economia mundial.

Expansão Colonial Portuguesa

Território Brasileiro em 1639

A Expansão no território brasileiro pelo Portugal começou oficialmente por volta de 1590 onde o Reino de Portugal queria influência e querer chegar no rio Plata localizado no sul da colônia. O Explorador Afonso Lima em 10 anos conseguiu chegar no rio da plata, se encontrou com os espanhóis por volta de 1601. Neste período foram criados nucleos de destinos para marca regiões onde tinha ouro ou minerais.

No período da expansão, foram criadas as primeiras fazendas agropecuárias em regiões do interior. No Mato Grosso, foi criada pelos portugueses o a fazenda de gado em campina grande em 1611. Também foi no período da expansão que o foi investido vários tipos de produtos, como a famosa cana de açuca na região do nordeste e café no sudeste.

O Território Brasileiro acabou chegando em seu limite território até 1639, acabou fazendo fronteira com as colônias da Espanha. Se expandiu no norte onde conseguiu de agricultura como frutas (encontrado principalmente em regiões como suriname e Guazi).

Riquezas e mão de obra

Fazenda de café por volta de 1690

Precisando de várias mão de obras, os portugueses com ajuda de colônias africanas conseguiram trazer 5 milhões de africanos para o Brasil. Onde foram comprados nos mercados de escravos da África Ocidental. Mão de obra escrava era muito focada em regiões como nordeste e partes do sudeste (como Minas Gerais e Rio de Janeiro). Graças a isso, a mão de obra escrava se tornou a principal fonte de economia de Portugal e Brasil, praticamente dependento disso.

Descoberta de ouro em Minas Gerais em 1682

Em 1682 foi descoberto ouro em Minas Gerais, a coroa portuguesa queria seus 66% de sua riqueza para o fortalecimento e riqueza de Portugal. A decisão da coroa portuguesa levou a revolta mineira 1 ano depois, onde 50 pessoas foram mortas devido serem contra a coroa portuguesa em cidades mineiras. Em 1702, foi descoberto mais ouro em regiões do sul do Mato Grosso e alguns da regiao leste de Minas Gerais. Com o terremoto de Lisboa em 1720, Portugal acabou investindo muito em minerios e pegando os 70% do ouro do Brasil para a reconstrução de casas destruidas em Lisboa. Graças a isso, isso causou protestos e revoltas contra a forte intervenção de Portugal na região.

Geografia

Demografia

Advertisement