Advertisement
Comando para Libertação Iraquiana
قيادة تحرير العراق
Fundador e Líder Osmar Hejazi
Fundado em 20 de outubro de 2009
Dissolvido em 1 de março de 2015
Sede Indefinido
Membros  (2014) de 10,000 à 100,000
Ideologia Baathismo
Pan-arabismo
Nacionalismo Iraquiano
Anti-capitalismo
Anti-Imperialismo
facções
Jihadismo
Fundamentalismo Islâmico
Cores      Vermelho
     Verde
     Branco
     Preto
Bandeira do partido
Flag of the Ba'ath Party

O Comando para Libertação Iraquiana (em árabe: قيادة تحرير العراق) foi um movimento político iraquiano cuja ideologia e ideia principal era o Baathismo e a volta do Regime de Jibab Waheb ao poder. Foi oficialmente fundado em 20 de outubro de 2009, por membros descontentes da Revolução Verde no país e por conta disso, dois meses depois atacaram o Palácio Iraquiano e logo em seguida capturaram cinco pequenas cidades no país, iniciando a Guerra Civil no país.

A CLI teve uma participação referencial na Guerra do Iraque, conquistando e inicialmente mostrando sua força sob a fraca forças armadas, mas acabou por sofrer grandes derrotas desde a intervenção da OTA no conflito, principalmente entre 2013 a 2014. Seu líder, Osmar Hejazi foi capturado e preso em julho de 2014, contudo o grupo continuou a ficar ativo até sua extinção completa em 2015.

Foi acusado de algumas organizações de direitos humanos por está relacionado a alguns massacres civis e crimes de guerra, posteriormente colocado como uma forma de uma Bandeira Falsa para culpar o governo do Iraque. Devido a isso, seu líder foi condenado a prisão perpétua e alguns por pena de morte.

Advertisement