Advertisement
Jesus Cristo por Henrich Hoffman

Jesus Cristo (1-35 d.C), considerado o símbolo da religião

O Cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. É a religião com mais do mundo, com cerca de 2,4 bilhões de seguidores, representando um terço da população global. Estima-se que seus adeptos, conhecidos como cristãos, constituam a maioria da população em 157 países e territórios.  Eles acreditam que Jesus é o Filho de Deus, cuja vinda como Messias foi profetizada no Novo Testamento.

Surgiu por volta do século I na atual Judeia, local esse em que Jesus de Nazaré viveu até ser morto pelas ordens do exército Romano que na época dominava o local. Seus ensinamentos influenciaram muito após a sua morte, sendo elas a fundação de sua própria doutrina religiosa nas décadas de 40 a 60 D.C, período esse que ocorreu a então as Revoltas de Nazaré. Igrejas importantíssimas como a Católica e a Ortodoxa surgiram séculos depois e graças a elas, o cristianismo tornou-se uma religião extremamente dominante no continente europeu. Logo depois do catolicismo, vieram várias outras como o Luteranismo por volta do século XIV.

Os seis principais grupos do cristianismo são o Luteranismo (912 bilhões de seguidores), Catolicismo Romano (678 bilhões), a Ortodoxia Oriental (220 milhões), a Ortodoxia Oriental (60 milhões), o Restauracionismo (19 milhões), e a Igreja do Oriente (1,2 milhões). No Ocidente, o cristianismo continua a ser a religião bem dominante, mesmo com seu gradual declínio nas últimas décadas. Por outro lado, o cristianismo está crescendo na África (Subsaariana) e na Ásia (Coréia e Sião), continentes esses considerados os mais populosos do mundo.  Os cristãos continuam sendo perseguidos em muitas regiões do mundo, principalmente no Oriente Médio e Norte da África, regiões como predominância Islâmica.

Advertisement