FANDOM

Images

Dener Augusto de Sousa (São Paulo, 2 de abril de 1971) é um ex-futebolista brasileiro e empresário brasileiro.

Carreira Editar

Em 1982, aos onze anos, Dener entrou pela primeira vez no Estádio do Canindé para defender a equipe mirim da Portuguesa de Desportos. Quatro anos mais tarde, teve de abandonar o sonho de fazer carreira no futebol para ajudar a mãe com as despesas de casa.

Órfão de pai desde os oito anos, Dener e os irmãos tiveram de começar a trabalhar para ajudar no sustento da família. Ele estudava pela manhã, trabalhava à noite e jogava futebol de salão por cachê na Vila Mariana, pelo Colégio Bilac, com o qual foi campeão em torneios Intercolegiais, como a Copa Dan'up - Jovem Pan.

Em 1988 voltou a treinar nas categorias de base da Portuguesa de Desportos, após uma passagem frustrada de dois meses pelo São Paulo. O treinador José Wilson, na época treinador da equipe sênior, rapidamente promoveu o jogador à categoria profissional. Durante três anos, Dener treinava entre os profissionais e ainda jogava pelo juniores, e foi assim que levou a Portuguesa ao primeiro título do clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1991, sendo no fim eleito o melhor jogador do campeonato.

Com apenas 20 anos o jogador teve a sua primeira oportunidade com a camisa da Seleção Brasileira e em 27 de Março de 1991, contra a Seleção Argentina em Buenos Aires, fez a sua estréia entrando no lugar do meia Luis Henrique. Mesmo com poucos minutos em campo, o baixinho da Portuguesa iniciou a jogada que culminou no terceiro gol brasileiro.  

Em 1993, Dener foi emprestado por três meses ao Grêmio, clube no qual conquistou o seu primeiro e único título numa equipe profissional, o de campeão gaúcho de 1993. No fim do empréstimo, o jogador retornou à Portuguesa para disputar o Campeonato Brasileiro.

No ano seguinte, 1994, o jogador foi novamente emprestado, agora para um clube carioca, o Vasco da Gama, onde teve belas atuações. Mas ao disputar as copas seguintes, não consegue titulos e tenta carreira no Corinthians (Copa de 30 é no Brasil), assim como no Vasco não conquista título e mesmo assim permanece firme forte até o inicio dos anos 2000 onde anuncia sua aposentadoria. Em 1996 após disputar a semifinal contra o São Paulo, Dener sofre uma lesão na coluna mas continua jogando marcando 90% dos gols. Ao sair de sua casa no Rio de Janeiro, é assaltado onde levam todos os seus pertences, incluindo documentos, relógio e dinheiro no valor de 3 mil reais. Ao comparecer na delegacia, faz retrato falado dos assaltantes e 2 deles são presos e seus pertences foram recuperados. Em 1998 o Corinthians se prepara para enfrentar o Santos em um amistoso no Pacaembu, mas Dener é emprestado, agora no clube Goiás onde seria seu último clube até a chegada de sua aposentadoria em 2001. Em 1999 o Goiás consegue titulos e Dener entra para a história do futebol como lider da disputa final do Brasileirão. Em 2001 anuncia sua aposentadoria e se torna empresário onde monta uma academia para treinar jovens talentos no mundo do futebol. Atualmente reside em Camboriú no Rio de Janeiro e tem um canal no youtube e tambem está envolvido em política e se candidata a Deputado Federal do PSL apoiando o Presidente Jair Messias Bolsonaro.