FANDOM

Brasão do Duque de Bragança

Duque de Miramar

2017-04-19-2
Toponímia            Bragança (Portugal)

Criação                 Pedro I do Brasil 

                              2 de setembro de 1823

Ordem                  Nobreza titulada
Tipo                      Hereditária
1° titular               Maria II de Portugal
Linhagem            Casa de Bragança
Titular                  D. Luís Augusto

O título de Duque de Miramar é um título oficial da Casa de Bragança, concedidos aos filhos legítimos do monarca reinante. O título é comumente destinado a um segundo filho, não necessariamente o segundo na linha de sucessão ao trono. O titulo instituído pela Constituição, e seu imperador, em 1823, era concedido aos secundogênitos dos monarcas, desrespeitando o sistema de Varonia, que era usado para indicar o sucessor, reconhecendo o direito das filhas mulheres ao titulo ducal.

A atual Duquesa de Miramar, é também a princesa das Astúrias D. Carlota, segunda filha do imperador D. Guilherme e sua esposa D. Teresa Cristina. Ainda que não seja a filha do monarca reinante, sendo este seu irmão mais velho, D. Augusto II, um irmão do imperador reinante goza dos privilégios de seu título até o nascimento de um filho daquele monarca que venha por sua vez tomar seu título de direito.

Lista de Duques Editar

Nome Período Imperador (Imperatriz) Notas

D. Januária de Bragança

Maria II Portugal 1829
1823 - 1843 D. Pedro I Considerada a primeira a ostentar o titulo ducal da família. Foi precedida por sua sobrinha D. Isabel de Bragança, após o nascimento da mesma, em 1846. Ainda sim havia perdido o tratamento de Duquesa de Miramar após contrair matrimônio com o príncipe mexicano José Máximo, Duque de Casagrán.
D. Isabel de Bragança
1200px-DpedroI-brasil-full
1846 - 1921 D. Pedro II Nascida Duquesa de Miramar, D. Isabel também foi por duas oportunidades a Princesa Imperial do Brasil, tendo permanecido como tal durante cinco anos, até o nascimento do irmão D. Pedro Augusto. Deixou de utilizar o titulo de duquesa de Miramar após contrair matrimônio com o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo, tornando-se Duquesa de Saxe até sua morte em 1921.
D. Afonso de Bragança
Afonso 01 1846
1848 - 1850 D. Pedro II

Primogênito do imperador D. Pedro II, e primeiro dos dois filhos homens o monarca que falecera na infância.

Com sua morte, a irmã mais nova, Isabel, herdou o titulo de Princesa Imperial, tornando-se mais tarde D. Isabel I do Brasil.

D. Helena de Bragança

D. Helena do Brasil

Isabella de orleansw
D. Isabel I Filha primogênita de D. Isabel e D. Luís Napoleão, Príncipe Imperial da França. Nascida duquesa de Bragança, e Princesa Imperial, tornou-se imperatriz de fato apenas em 1936, após a abdicação de seu irmão, D. Luís.

D. Isabel Leopoldina de Bragança

D. Isabel II do Brasil

Queen Elizabeth The Queen Mother crop
1941 - 1960 D. Helena

Filha única de D. Helena e de seu marido, Jorge Augusto de Hanôver.

Foi duquesa de Bragança, e Princesa Imperial, até 1960, quando subiu ao trono aos 19 anos. Reinou por 42 anos.

D. Eudes de Bragança
D. eudes
1960 - 1973 D. Isabel II

Filho primogênito de D. Isabel II e Alberto da Bélgica.

Renunciou o direito ao trono em 1972, em favor do irmão Augusto, que logo assumiu uma Regência em nome a mãe adoecida.

Com o nascimento do sobrinho um ano depois, passou a utilizar o titulo de Grão-Prior do Brasil.

D. Marco César de Bragança

D. Marco do Brasil

MarcantonioI
1980 - 2005 D. Augusto II

Com a renúncia do tio, D. Eudes, ao trono, seu pai tornou-se imperador, o tornando seu herdeiro presuntivo.

Após a abdicação de D. Augusto, em 2005, Marco tornou-se imperador do Brasil até os dias atuais.

D. Luís Augusto de Bragança
2017-04-19-2
2017 - atualidade D. Marco 

Filho de D. Marco e D. Anne, imperadores do Brasil.

Duque de Bragança desde seu nascimento em 2017.