Advertisement
ElAduarView (ParadoXus)

Vista aérea da cidade de El Aduar.

El Aduar é um município da República Rio-Grandense, localizado na província do Rio Grande. Possui uma população de aproximadamente 53 mil habitantes, e encontra-se na costa do Oceano Atlântico. Com suas origens humildes e uma história fascinante de renascimento, El Aduar é um testemunho da perseverança e da capacidade de transformar adversidades em oportunidades.

As raízes de El Aduar datam de 1952, quando o Hotel El Aduar foi erguido na Praia do Cassino. Inicialmente, o hotel serviu como um marco entre as cidades vizinhas de Rio Grande e Chuí, um ponto de referência que logo se tornou um destino procurado por viajantes em busca de beleza à beira-mar. No entanto, as voltas da história trouxeram mudanças à região. Com a construção da Rota 36 na década seguinte, a rota do ônibus que percorria a praia foi alterada, tornando o Hotel El Aduar em ruínas à beira do mar, esquecida pelo tempo.

As areias das dunas começaram a encobrir as paredes e memórias do outrora glorioso hotel. As mudanças na rota não apenas alteraram o curso do transporte, mas também pareciam ter mudado o destino do hotel à beira-mar. No entanto, em 1985, o governo rio-grandense decidiu dar um novo fôlego à Praia do Cassino, lançando um ambicioso plano de ocupação humana. Nesse projeto visionário, várias cidades foram construídas, entre elas, a promissora El Aduar. A cidade foi inaugurada em 1987, trazendo vida e vitalidade à costa outrora adormecida. Como parte desse renascimento, as ruínas do Hotel El Aduar foram oficialmente tombadas como Patrimônio Histórico da República Rio-Grandense, preservando a conexão com o passado enquanto abraçava o futuro.

Hoje, El Aduar é um lugar de destaque na República Rio-Grandense. A cidade prosperou e se desenvolveu de maneira notável. Três instituições de ensino superior enriquecem o conhecimento dos cidadãos, enquanto nove museus preservam a rica história da região. Um parque eólico moderno ondula suavemente em resposta aos ventos do Atlântico, um símbolo da busca da sustentabilidade. A cidade também abraça a comunicação moderna, com um jornal impresso que reflete a voz da comunidade e um espectro diversificado de meios de comunicação, incluindo seis estações de rádio e quatro emissoras de televisão. A supervisão das ruínas do Hotel El Aduar, agora um patrimônio nacional, é confiada ao campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) na cidade, honrando o passado enquanto continua moldando o futuro.

Advertisement