Advertisement
Eleição presidencial nos Estados Unidos em 1960
  1956 ← Bandeira dos Estados Unidos → 1964
8 de novembro de 1960
JPK (1) Richard Nixon official portrait as Vice President (cropped).tiff
Candidato Joseph P. Kennedy Jr Richard Nixon
Partido Partido Democrata Partido Republicano
Natural de Massachusetts Califórnia
Companheiro de chapa Ralph Yarborough Henry Cabot Lodge Jr
Colégio Eleitoral 325 205
Vencedor em 25+D.C. 21
Votos 35,944,674 34,933,343
Eleição presidencial dos Estados Unidos em 1960

A eleição presidencial dos Estados Unidos de 1960 foi a quadragésima-quarta eleição presidencial do país, sendo realizada em 8 de novembro. O presidente em exercício, o republicano Dwight D. Eisenhower, não era elegível por ter cumprido dois mandatos (ele se elegeu em 1952 e 1956). O Partido Republicano nomeou Richard Nixon, vice-presidente de Eisenhower, enquanto os democratas indicaram o o Ex-Governador de Massachusetts Joseph P. Kennedy Jr estava bestante Popular graças ao seu Casamento com atriz Marilyn Monroe. Kennedy foi eleito com uma vantagem de 1 milhão de votos popular, dando-lhe uma vitória de 327 votos contra 195 no Colégio Eleitoral.

Foi uma Eleição bem disputada Kennedy se beneficiou da recessão econômica de 1957-1958 , que prejudicou a posição do atual Partido Republicano, e ele tinha a vantagem de 17 milhões de democratas registrados a mais do que republicanos. Além disso, os novos votos que Kennedy, o primeiro presidente católico romano , ganhou entre os católicos quase neutralizaram os novos votos que Nixon ganhou entre os protestantes .  As vantagens de Nixon vieram da popularidade de Eisenhower, bem como da prosperidade econômica dos últimos oito anos. As habilidades de campanha de Kennedy superaram decisivamente as de Nixon, que esgotou tempo e recursos fazendo campanha em todos os cinquenta estados, enquanto Kennedy se concentrou em fazer campanha em populosos estados indecisos . ouro favor foi a relação de Kennedy foi seu Casamento como Marilyn Monroe. Marilyn acabaria ajudado muito na divulgação da champanha de Kennedy.

Governo Eisenhower[]

Eisenhower in the Oval Office

Eisenhower no Salão Oval

Eisenhower venceu a eleição presidencial de 1956 de forma esmagadora contra o Democrata Adlai Stevenson II. durante o segundo mandato manteve índices de aprovação positivos ao longo. e manteve índices de aprovação positivos ao longo de seu mandato, Lutou em defesa dos princípios constitucionais ao ponto de ordenar a intervenção de tropas federais contra a segregação racial nas escolas do Arkansas, em 1957. Suas principais realizações foram na política internacional dominada naqueles anos pela guerra fria que enfrentava os Estados Unidos e a União Soviética. Apesar das iniciativas em busca da paz, a guerra fria aumentou de intensidade durante sua presidência, Iniciou uma proposta de desarmamento aos soviéticos. Junto com a Cia, intensificou as atividades pelo mundo para combater o comunismo. Entre seus êxitos mais significativos se destacou a vitória na Guerra da Coreia, em 1953, e com as negociações com a União Soviética de Nikita Jruschov. mas o lançamento do Sputnik 1 "Os norte-americanos pretendiam responder o feito soviético com o lançamento de um satélite do projeto Vanguard. O primeiro teste feito por eles aconteceu em 6 de dezembro de 1957 e foi um desastre, pois o foguete que transportava o satélite explodiu. Só em janeiro de 1958 que os norte-americanos conseguiram lançar seu primeiro satélite: o Explorer 1.

Depois do lançamento do Explorer 1, o primeiro satélite norte-americano, o governo dos Estados Unidos ordenou a criação da National Aeronautics Space Administration, mais conhecida como NASA. É essa agência que coordena todas as atividades relacionadas com o espaço desde 1958.

US 1950s Inflation

Variação percentual anual no Índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos , uma medida de inflação, 1952–1963

A Recessão de 1958 causando o fechamento de muitas empresas.  Oficialmente, as circunstâncias de recessão duraram de meados de 1957 a abril de 1958. esse fatores contribuíram para as perdas de cadeiras republicanas na Câmara dos Representantes e Senado nas eleições de 1958. Eisenhower foi o primeiro presidente a ser atingido pela 22ª emenda da Constituição que lhe impediu de tentar o 3º mandato nas eleições de 1960.

Nomeações[]

Democrata[]

Democratic Party (United States)
Candidato Democrata, 1960
Joseph P. Kennedy Jr. Ralph Yarborough
Presidente Vice-Presidente
JPK (1)
Ralph Yarborough 1957
Governador de Massachusetts

(1949-1955)

Senador dos EUA pelo Texas

(1957–1960)

Primárias Democrata[]

Os principais candidatos à indicação presidencial democrata de 1960 foram o Ex-Governador de Massachusetts Joseph P. Kennedy Jr,os senadores Lyndon B. Johnson,Stuart Symington,Hubert Humphrey,George Smathers,Joseph Clark,Wayne Morse,Albert Gore, os Governadores Edmund Muskie, G. Mennen Williams,Adlai Stevenson II e Robert B. Meyner.

Joseph P. Kennedy Jr. saiu fortalecido da Eleições de 1956 e como sua popularidade alta dentro do partido que ficou conhecido como ´´Kenndesimo´´ e emigrou como favorito para Prévias de 1960. seu irmão que foi candidato a Vice na Chapa de Stevenson em 1956 estava cogitando um candidatura a Presidiante mais acabou destinou para fortalecer o apoio ao seu irmão mais velho.

Kennedy foi inicialmente perseguido por sugestões de alguns anciãos do Partido Democrata (como o ex-presidente dos Estados Unidos Harry S. Truman , que apoiava Symington) de que ele era muito jovem e inexperiente para ser presidente; esses críticos sugeriram que ele deveria concordar em ser o companheiro de chapa de outro democrata. Percebendo que esta era uma estratégia elogiada por seus oponentes para evitar que o público o levasse a sério, Kennedy declarou francamente: "Não estou concorrendo a vice-presidente; estou concorrendo a presidente."

O próximo passo foram as primárias. A religião católica romana de Kennedy era um problema. Kennedy primeiro desafiou o senador de Minnesota Hubert Humphrey nas primárias de Wisconsin e o derrotou. No entanto, alguns especialistas políticos argumentaram que a margem de vitória de Kennedy veio quase inteiramente de áreas católicas e, assim, Humphrey decidiu continuar a disputa no estado fortemente protestante da Virgínia Ocidental. O primeiro debate televisionado de 1960 foi realizado em West Virginia. Kennedy superou Humphrey e, nos dias seguintes, Kennedy obteve ganhos substanciais sobre Humphrey nas pesquisas. A campanha de Humphrey estava com poucos fundos e não podia competir por publicidade e outras campanhas de "vote fora" com a campanha bem financiada e bem organizada de Kennedy, que não hesitava em usar truques sujos para vencer; antes das primárias de Wisconsin, bairros católicos em Milwaukeeforam inundados com panfletos anticatólicos carimbados de Minnesota. Supunha-se que a campanha de Humphrey os havia enviado e pode ter ajudado a afastar os eleitores do estado de Badger (mais tarde soube-se que Robert Kennedy havia enviado um assistente para enviar os panfletos). No final, Kennedy derrotou Humphrey com mais de 60% dos votos e Humphrey encerrou sua campanha presidencial. West Virginia mostrou que Kennedy, um católico, poderia vencer em um estado fortemente protestante. Embora Kennedy só tenha competido em nove primárias presidenciais,  os rivais de Kennedy, Johnson e Symington,George Smathers,Joseph Clark,Wayne Morse,Albert Gore. não conseguiram fazer campanha em nenhuma primária. Embora Stevenson tenha sido candidato presidencial duas vezes pelo Partido Democrata e tenha mantido seguidores leais dos liberais, suas duas derrotas esmagadoras para os republicanos O presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, levou a maioria dos líderes e delegados do partido a procurar uma "cara nova" que pudesse vencer uma eleição nacional. Após as primárias, Kennedy junto de sua esposa e Família viajou por todo o país, falando para delegações estaduais e seus líderes. e focando especialmente em estados mais populosos como Califórnia,Nova York,Illinois e outros.

1000px-DemConv1960

Convenção Democrata foi relaizada entre 11 e 15 de julho em Los Angeles.

Convenção Nacional do Partido Democrata foi relaizada entre 11 e 15 de julho em Los Angeles. durante a Convenção os candidatos aporiam George Smathers,Joseph Clark,Wayne Morse apioram JPK Durante a Convenção. Johnson desafiou Kennedy para um debate televisionado antes de uma reunião conjunta das delegações do Texas e de Massachusetts, ao qual Kennedy aceitou. A maioria dos observadores acredita que Kennedy venceu o debate e Johnson foi incapaz de expandir seu apoio aos delegados além do sul. O fracasso de Stevenson em lançar sua candidatura publicamente até a semana da convenção significava que muitos delegados liberais que poderiam tê-lo apoiado já estavam comprometidos com Kennedy, e Stevenson - apesar do apoio enérgico da ex-primeira-dama Eleanor Roosevelt não poderia quebrar sua lealdade . Kennedy ganhou a indicação na primeira votação.

Então, em um movimento que surpreendeu a muitos, JPK pediu a Johnson para ser seu companheiro de chapa. já o JPK queria escolher algum senardor ou governador do sul para conquistar dos tradicionais democratas do sul. mais rejeito Johnson devido seus ataques à família Kennedy. outros nomes foram cogitados como os Governadores Orville Freeman, LeRoy Collins, Gaylord Nelson e os senadores Clair Engle, Gaylord Nelson, Hubert Humphrey,Ralph Yarborough até seu irmão John F. Kennedy.

Resultados da Convenção Nacional Democrata de 1960

Mapa dos Resultados da Convenção Nacional Democrata de 1960

O Ex-Governador de Massachusetts Joseph P. Kennedy Jr venceu a Terceira votação da Convenção Nacional om 1006 votos (64.89%), contra 409 (26,84%) de Lyndon Johnson, a 86 (5,64%) de Stuart Symington, a 79.5 (5,25%) de Adlai Stevenson, a 43 (2,82%) de Robert B. Meyner, a 41 (2,76%) , Hubert Humphrey, a 30 (1,97%), George A. Smathers.

O Senador do Texas Ralph Yarborough foi escolhido como vice de Joseph P. Kennedy Jr. no discurso da convenção aolado de parentes e de sua Esposa, JPK prometeu trazer um grande futuro para América. esse discurso ficou conhecido como ´´Let's create a great nation.´´

Republicano[]

Republican Party (United States)
Candidato Republicano, 1960
Richard Nixon Henry Cabot Lodge Jr
Presidente Vice-Presidente
Vice President Nixon (cropped2)
Cabot Lodge (1964)
Vice-Presidente dos Estados Unidos

(1953–1961)

3º Embaixador dos EUA na ONU

(1953–1960)

Primárias Republicano[]

Com a ratificação da 22ª Emenda em 1951, o presidente Dwight D. Eisenhower não poderia concorrer ao cargo de presidente novamente; ele havia sido eleito em 1952 e 1956.

Em 1959, parecia que o vice-presidente Richard Nixon enfrentaria um sério desafio para a indicação republicana do governador de Nova York, Nelson Rockefeller , líder da ala republicana moderada a liberal. No entanto, Rockefeller anunciou que não seria candidato a presidente, depois que uma turnê nacional revelou que a grande maioria dos republicanos era a favor de Nixon. A dispunta de Nixon e Rockefeller duraou até a convenção relalizada em Chicago. Nixon não enfrentou oposição significativa para a indicação republicana. Na Convenção Nacional Republicana de 1960 em Chicago, Illinois , Nixon foi a escolha esmagadora dos delegados, com o senador conservador Barry Goldwater , do Arizona, recebendo 10 votos dos delegados conservadores. e Rockefeller vencendo em grandes estados como New York e alguns estados do Sul e Norte mais não consequiu juntar delegados para derrotar Nixon.

Mapa dos Resultados da Convenção Nacional Republicana de 1960 (Joseph P. Kennedy Jr

Ao receber a indicação, Nixon se tornou o primeiro vice-presidente em exercício a concorrer à presidência desde John C. Breckinridge exatamente um século antes. Nixon então escolheu o ex-senador de Massachusetts e embaixador das Nações Unidas Henry Cabot Lodge Jr., como seu vice-companheiro de chapa presidencial. Nixon escolheu Lodge porque suas credenciais de política externa se encaixavam na estratégia de Nixon de fazer campanha mais na política externa do que na política interna, que ele acreditava favorecer os democratas. Nixon já havia procurado Rockefeller como seu companheiro de chapa, mas o governador não tinha ambições de ser vice-presidente.

campanha[]

a campanha de JPK, ele acusou Eisenhower e os republicanos da nação de terem caído atrás da União Soviética na Guerra Fria, tanto militarmente e economicamente, e que como presidente ele iria "levar a América a se mover novamente." Nixon respondeu que, se eleito, ele iria continuar a "paz e a prosperidade", que Eisenhower havia trazido à nação na década de 1950. Nixon também argumentou que com a nação envolvida na Guerra Fria com os soviéticos, Kennedy era muito jovem e inexperiente para ser confiável com a Presidência. A campanha de Nixon ressaltava a experiência dele de 8 anos como vice-presidente e como ele foi participativo nesse período na Casa Branca. A campanha de Kennedy respondeu usando um vídeo de uma conferência de imprensa, que o presidente, perguntado se tinha adotado alguma ideia importante de Nixon e se pediu algum conselho dele, afirmou que não se lembrava. Na mesma conferência, Eisenhower afirmou que " ninguém pode tomar uma decisão, exceto eu, com isso a campanha afirmava que a " experiência " de Nixon era apenas como observador.

Debates[]

Pesquisas[]

Resultados[]

Legado[]

Advertisement