Advertisement
Elizabeth Woorlen
Official portrait of Jo Swinson crop 2.jpg
Woorlen em 2019
Primeira Ministra Britânica
Período 1 de dezembro de 2019 -

Presente

Antecessor: Tony Clayson
Líder do Partido Liberal Democratas Britânicos
Período 14 de outubro de 2017 -

Presente

Antecessor: Nick Clegg
Líder da Oposição
Período 17 de janeiro de 2017 -

1 de dezembro de 2019

Antecessor: Nick Clegg
Sucessor: Tony Clayson
Representante das Mulheres no Parlamento Britânico
Período 19 de maio de 2004 - 11 de março de 2009
Antecessor: Nick
Sucessor: André Guedes
Membro do Parlamento por Cloclows
Período 7 de dezembro de 2010 -

Presente

Biografia
Nascimento: 8 de dezembro de 1980 (41 anos)
Nacionalidade: Britânica
Partido Político: Partido Liberal Democratas Britânicos (2009-)
Marido: Edward Woorlen (1998-)
Religião: Cristianismo

Elizabeth Kate Woorlen (Clowcos, 8 de dezembro de 1980) é uma política britânica reformada, atualmente está servindo como primeira-ministra do Reino Britânico desde 2019. Também é líder dos Partido Liberal Democrata desde 2017. Serviu como Líder da Oposição entre 2017 a 2019, anteriormente serviu como representante das mulheres no parlamento britânico entre 2015 a 2017.

Woorlen estudou na London School of Economics trabalhou em relações públicas, antes de ser eleita para o Parlamento Britânico, tornando-se a parlamentar mais jovem da época com 31 anos em 2011. Em 2012, Ela serviu como um Liberal Democrata Porta-voz cobrindo diversas carteiras. Em 2015, foi nomeado como representante das mulheres no parlamento britânico. Apoiou causas pelas mulheres em todos esses 2 anos. Em 2017, foi eleita a líder do Partido Liberal Democratas, onde obteve 60% dos votos, automaticamente tornou-se líder da oposição, enfrentando e questionando medidas do governo de Clayson. Nas eleições de 2019, entrou como favorita, onde que ela e seu partido acabaram ganhando com 59% dos votos válidos e obtendo 334 assentos no parlamento britânico, sendo o melhor resultado do partido na história.

Woorlen tomou posse como primeira-ministra em 1 de dezembro de 2019 (5 dias após a vitória na eleição). Torando-se o mais jovem do cargo em seu país. Woorlen também tornou-se a primeira ministra mulher na história de seu país.

Advertisement