Advertisement
Estado Livre de Orange
Linha do tempo: Dia do Juízo Final de 1983
Flag of the Orange Free State.svg Coat of arms of the Orange Free State.svg
Bandeira Brasão
Capital
(e cidade mais populosa)
Bloemfontein
Línguas oficiais holandês, inglês e africana
Línguas oficiais mais de 3 línguas
Grupos étnicos  negros (87%)
Ourtos (13%)
Religião Cristianismo (90%)
Religião Tradiconal Africano (4%)
outros ou sem Regligião (1,0%)
Governo República Semi-presidencialista unitária
 -  Presidente Jacob Zuma
 -  Primerio-Minstro Júlio Malema
Estabelecimento
 -  Independência 1985 
 -  abolição do apartheid 2006 
População
 -  2023 (estimativa) 7 milhões 
PIB (nominal)  (estimativa)
 -  Total Aumento 36,4 Bilhões 
Moeda Rand

O Estado Livre de Orange (em africâner: Oranje-Vrystaat , em holandês: Oranje-Vrijstaat ) é um estado separatista da África do Sul formado pela antiga província do Estado Livre. O nome da nação deriva em parte do rio Orange, que por sua vez foi nomeado em homenagem à família real holandesa governante, a Casa de Orange, pelos colonos holandeses sob Robert Jacob Gordon.

Após o Juízo Final A região do Orange Free State se saiu relativamente bem em comparação com outras partes do país. A violência no estado não era tão alta quanto em outros estados, mas o foco do governo em prover os brancos em primeiro lugar levou a muitos tumultos dentro do estado. No entanto, as forças policiais locais conseguiram controlar bem a situação. O governo do estado conseguiu manter o controle por meio de políticas duras e controle rígido do abastecimento de alimentos nos primeiros meses. durante os anos 80 e 90 Orange teve um bom crescimento populacional mais manteve o sistema do apartheid gerando grandes polemicas e conflitos diplomáticos como vizinhos e países da América do sul . o Apartheid foi abolido em 2006 por pressão internacional.

Atualmente Orange e membro da Liga das Nações, União da Sul Africana e membro fundador da Commonwealth holandesa. nas relações internacinais teve relações turbulentas com o Domínio da África do Sul , tendo travado uma série de escaramuças com eles na fronteira sul do Estado Livre. A pior luta ocorreu em 2006, quando o Dominion lançou um ataque preventivo contra o Free State durante seu ataque a KwaXhosa . O Domínio falhou, no entanto, em obter ganhos significativos contra o Estado Livre e fez as pazes. tendo boas relações como seus vizinhos até os dias atuais.

Advertisement