Advertisement
Reino da Finlândia
Suomen kuningaskunta
Linha do tempo: Universo 26
Flag of Finland (1918–1920) Coat of Arms of Kingdom of Finland (1918-1919)
Bandeira Brasão
Lema: 
Maamme
(Nossa terra)
Mapa da Finlândia (Universo 26)
CapitalHelsínquia
Cidade mais populosa Nokia
Línguas oficiais Finlandês
Sueco
Russo
Grupos étnicos  Finlandeses (80%)
suecos (15%)
outros (5%)
Governo Monarquia constitucional parlamentarista
 -  Monarca Väinö II
 -  Primeiro-Ministro Kaarlo Vanhanen
Estabelecimento
 -  Declarada 5 de setembro de 1890 
 -  Guerra Civil 14 de agosto de 1892 
População
 -  2022 (estimativa) 5,3 milhões 
PIB (nominal) 2022 (estimativa)
 -  Total Aumento 384 bilhões 
 -  Per capita Aumento 45,432 ₳ 
IDH (2022) Aumento 0,920 
Moeda Euro
Cód. Internet .fi

A A Finlândia, oficialmente Reino da Finlândia, é um país europeu situado na região nórdico, no norte da Europa. Faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia está ao sul através do Golfo da Finlândia. A capital do país e sua maior cidade é Helsinque, em finlandês Helsinki, e a segunda maior cidade é Nokia.

O país foi uma parte da Suécia e por quase toda metade do primeiro milênio, além de pertencer ao Grão-Ducado Nórdico durante os séculos XII a XV. A Declaração sob a Suécia de independência da Finlândia foi feita em 1890 e em seguida enfrentou uma guerra civil sangrenta entre os republicanos e os realistas finlandeses, no final a Finlândia acabou virando uma monarquia parlamentarista. Se declarou neutra durante a Grande Guerra, aderiu à OPM em 1960. Apesar de sua política neutra durante as décadas de 1950 e 1960, a Finlândia começou a se preocupar bastante com o avanço socialista no leste europeu, e em resposta a isso, aderiu à OTA em 1970, à OCDE em 1972, à União Europeia em 1990 e desde o início, faz parte da Zona do Euro. Entre 1970 a 1990, a Finlândia construiu um Estado de bem-estar social assim como seus vizinhos nórdicos, essas medidas fizeram com que partir dos anos 2000, o país crescesse robustamente pela classificação de países mais felizes e desenvolvidos mundo.

Advertisement