FANDOM

Como muitos sabem, vários temiam que João Goulart, o então presidente da república, levou o golpe de estado, dando se ao início do Governo Militar. Mas e se a história ocorresse diferente?

Intervenção de 1961Editar

Após a renúncia de Jânio Quadros, seu vice, João Goulart, acaba por ser impedido de voltar ao Brasil e tomar posse do governo, pelas Forças Armadas. Em Agosto de 1961, ao pedir a volta de Jango o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, acaba preso após o cerco no Palácio do Piratini, e o Congresso Nacional é fechado. Nisso, assumem, por uma junta militar, Odílio Denys, Gabriel Grün Moss, e Sílvio Heck.

Apesar de prender vários líderes políticos, e serem exaltados pelo jornalista Carlos Lacerda, membros dos Comandos Militares do Sul e do Leste se opõem ao novo governo ao permitir manifestações populares à democracia que tomam conta do Brasil. Em Outubro, um vôo que levava Jango de Pequim à Porto Alegre é abatido pela FAB, e acabam por desestabilizar o resto do país ao juntarem diversas manifestações populares, de greves a vandalismo.

No dia 1 de novembro de 1961, a junta militar acaba por renunciar, e o último Presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assume a Presidência, o Congresso é reaberto, e novas eleições gerais são convocadas para dia 8 de março de 1962 (acabando estendida para o fim do ano).

Eleições presidenciais de 1962Editar

Em uma época conturbada, houveram cinco candidatos às eleições. O PCB, que havia obtido legalidade novamente após a Intervenção, optaria por lançar Luís Carlos Prestes, a rival UDN lançaria o jornalista Carlos Lacerda, PTB opta pelo governador Leonel Brizola, PSD pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, PSP pelo paulista Adhemar de Barros, e o PDC lançaria Juarez Távora.

Para vice-presidente, o ex-governador de São Paulo, Lucas Nogueira foi lançado pelo PSP, Teixeira Lott pelo PSD, UDN por Milton Campos, Fernando Ferrari pelo PDC, e João Amazonas pelo PCB. Juscelino Kubitschek surpreende o Brasil inteiro, dizendo que não irá participar das eleições, optando por apoiar Leonel Brizola. JK era cotado como um dos pré-candidatos no qual venceria as eleições.

Lista de artigosEditar