Advertisement
Federação Francesa
Linha do tempo: Era das Confederações
Bandeira Brasão
Lema: 
Liberté, Egalité, Fraternité
"Liberdade, Igualdade, Fraternidade"
Hino: 
La Marseillaise
Capital
(e cidade mais populosa)
Paris
Línguas oficiais Francês
Línguas nacionais Alsaciano, Arpitano, Bretão, Corso, Franc-Comtois, Galo, Lorenês, Lotaríngio, Occitano, Niçardo e Normando
Governo República Constitucional Federal Semipresidencialista
 -  Presidente Emmanuel Macron
 -  Primeira-Ministra Élisabeth Borne
 -  Presidente da Assembléia Claude Bartolone
 -  Presidente do Senado Gérard Larcher
Estabelecimento
 -  Formação do Estado Francês (Tratado de Verdun) 10 de agosto de 843 
 -  Reino da França 3 de julho de 987 
 -  Revolução Francesa 5 de maio de 1789 
 -  Império Francês 18 de maio de 1804 
 -  Fim da Monarquia 4 de setembro de 1870 
 -  França assina o Pacto das Confederações 24 de novembro de 1919 
 -  França de Vichy 10 de julho de 1940 
 -  Constituição Atual 4 de outubro de 1958 
População
 -  2021 (estimativa) 65.935.882 hab. 
PIB (nominal) 2022 estimativa
 -  Total US$ 2,936 trilhões 
 -  Per capita US$ 44.747 
Moeda Euro

França (em francês: France), oficialmente Federação Francesa (em francês: Fédération Française), é um país, ou, mais especificamente, um Estado federal localizado na Europa Ocidental, com várias ilhas e territórios ultramarinos em outros continentes. A França Metropolitana estende-se do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do rio Reno ao Oceano Atlântico. É muitas vezes referida como L'Hexagone ("O Hexágono") por causa da forma geométrica do seu território e partilha fronteiras com a Bélgica e Luxemburgo a norte; Alemanha a nordeste; Suíça e Itália a leste; Espanha ao sul e com as micronações de Mônaco e Andorra. A nação é segundo maior país da União Europeia em área e o quarto maior da Europa, atrás apenas de Rússia, Federação do Danúbio e Ucrânia, (incluindo seus territórios ultramarinos, como a Guiana Francesa, o país torna-se maior que o território ucraniano).

Por cerca de meio milênio, o país tem sido uma grande potência, com forte influência econômica, cultural, militar e política no âmbito europeu e global. Durante muito tempo a França exerceu um papel de liderança e hegemonia na Europa (principalmente a partir da segunda metade do século XVII e parte do XVIII). Ao longo daqueles dois séculos, a nação iniciou a colonização de várias áreas do planeta e, durante o século XIX e início do século XX, chegou a constituir o segundo maior império da história, o que incluía grande parte da América do Norte, África Central e Ocidental, Sudeste Asiático e muitas ilhas do Pacífico. É conhecida como a terra natal da primeira grande enciclopédia do mundo, a chamada Encyclopédie, formada por 35 volumes e publicada entre 1751 e 1766, em pleno iluminismo do século XVIII.

O país tem seus principais ideais expressos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. A República Francesa é definida como indivisível, laica, democrática e social pela sua constituição. A França é um dos países mais desenvolvidos do mundo, possui a sétima maior economia do mundo por produto interno bruto (PIB) nominal, a nona maior por paridade do poder de compra e a segunda maior de toda a Europa. O país goza de um alto padrão de vida, bem como um elevado nível de escolaridade pública, além de ter uma das mais altas expectativas de vida do mundo. A França foi classificada como o melhor provedor de saúde pública do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o país mais visitado no mundo, recebendo 82 milhões de turistas estrangeiros por ano.

O país tem o terceiro maior orçamento militar do mundo, a terceira maior força militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o maior exército da União Europeia (UE), além de ser um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e possuir o terceiro maior número de armas nucleares do mundo. O país é um dos membros fundadores da UE e possui a maior área e a segunda maior economia do bloco. É também membro fundador da Organização das Nações Unidas, além de ser membro da Francofonia, do G8, do G20, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da União Latina.

Subdivisões

A Federação Francesa está dividida em onze estados constituintes, sendo que sete são monarquias e cinco são repúblicas, incluindo o estado constituinte da República Francesa, que é a o estado-sede da federação e o estado que abriga a cidade de Paris, capital da federação. A França se tornou uma federação em 1958, ano em que o país assinou o Pacto das Confederações.

Lista de estados constituintes

Bandeira Nome oficial
Nome
Capital
Flag of Alsace.svg República da Alsácia
Alsácia
Strasbourg
Flag of Bourgogne.svg Reino da Borgonha
Borgonha
Dijon
Flag of Brittany.svg Reino da Bretanha
Bretanha
Rennes
Flag of Corsica.svg República da Córsega
Córsega
Ajaccio
Flag of France (1794–1815, 1830–1974, 2020–present).svg República Francesa
França
Paris
Flag of Franche-Comté.svg República do Franco-Condado
Franco-Condado
Besançon
Flag of Lorraine.svg Ducado da Lorena
Lorena
Metz
Flag of the County of Nice.svg Condado de Nice
Nice
Nice
Flag of Normandy.svg Ducado da Normandia
Normandia
Rouen
Flag of Occitania.svg República da Occitânia
Occitânia
Toulouse
Flag of Savoie.svg Ducado da Saboia
Saboia
Chambéry
Advertisement