FANDOM

Images (2)

Gérson Ribeiro de Abreu Júnior (Iguape, 11 de agosto de 1964), conhecido simplesmente como Gérson de Abreu, é um apresentador, ator e escritor brasileiro, conhecido por seus trabalhos ao público infantis na TV Cultura e RecordTV. Sua cidade natal, Iguape, presta uma homenagem a ele dando seu nome a um espaço cultural do município chamado Oficina Cultural Regional Gérson de Abreu.

CarreiraEditar

Filho de Gerson Ribeiro de Abreu e Neusa de Abreu, a primeira aparição de Gérson de Abreu na Televisão aconteceu no programa É Proibido Colar, da TV Cultura, em 1982, apresentado por Antônio Fagundes e sua esposa (na época) Clarice Abujamra, A escola em que ele estudava participou do programa, Gérson interpretou um cozinheiro e foi tão bem que a TV Cultura o convidou para fazer um teste na emissora, dois anos depois foi contratado como repórter do programa Tempo de Verão.[1] Gérson apresentou o programa infantil "X-Tudo" da TV Cultura, exibido entre 1992 e 1994, ano em que deixou o programa e foi substituído pelo ator e humorista Márcio Ribeiro. Em abril de 1995, foi contratado pela Rede Record, se tornando célebre no Agente G, exibido entre 1995 e 1997. Ainda na Record, em 1998, estrelou Vila Esperança, representando o Tio Du, que era proprietário de uma mercearia e que gostava de falar de cinema, teatro, fotografia e literatura, além de fazer esquetes contracenando com bonecos imitando os personagens da série. Escreveu também algumas crônicas e prefácios. Em seguida, trabalhou no Bambalalão Caleidoscópio, Sábado Vivo e Som Pop.

Em 1998 estrelou sua primeira telenovela, Estrela de Fogo, na RecordTV, sendo também o primeiro trabalho televisivo da carreira que não era voltado ao público infantil. No mesmo ano deixou a novela para estrelar o seriado infantil Vila Esperança, na mesma emissora. Em 2000 integrou o elenco da minissérie Aquarela do Brasil, na Rede Globo . Em 2002 realizou projeto, a peça de teatro Gato Preto, com Rosi Campos, que ficou em cartaz até Janeiro daquele ano. Depois se prepara para emagrecer 50 kilos e depois fica entusiasmado para começar a trabalhar no seu mais novo programa infantil Condomínio da Alegria na RecordTV que alcança o sucesso inesperado. Atualmente continua atuando na TV com bastante frequência na RecordTV onde faz uma participação na novela Jesus.

FilmografiaEditar

TelevisãoEditar

CinemaEditar

Ano Título Personagem / Cargo Notas
1982 É Proibido Colar Participante Episódio: "18 de fevereiro de 1982"
1984 Tempo de Verão Repórter
1984–90 Bambalalão Vários personagens
1985 Caleidoscópio Apresentador
1988 Sábado Vivo Apresentador
1991 Som Pop Apresentador
1992–94 X-Tudo Apresentador
1994–97 Castelo Rá-Tim-Bum Flap
1995–97 Agente G Agente G
1998 Estrela de Fogo Hélio Colíbri
1998–99 Vila Esperança Tio Dú
2000 Aquarela do Brasil Pipo
2002-08 Condomínio da Alegria Gerson
2002 Ilha Rá Tim Bum Coiso
2004 Escrava Isaura Nelito
2006 Bicho do Mato Reinaldo
2008 Os Mutantes Cleto
2010 Ribeirão do Tempo Jairo
2012 Os Dez Mandamentos Soldado
2013 Dona Xepa Celinho
2018 Jesus Judas
Ano Título Personagem Notas
1990 Beijo 2348/72 Rubens
1992 PR Kadeia Moscou Curta-metragem
1995 Super-Colosso: a Gincana da TV Colosso Olivieri
2000 O Barato é Ser Careta Luciano
2009 Os Saltibancos na Terra do Nunca Pai do João
2016 Minha Mãe é Uma Peça 2 Joca