Advertisement
República do Gana
Linha do tempo: Dia do Juízo Final de 1983
Flag of Ghana Coat of arms of Ghana.svg
Bandeira Brasão
Lema: 
"Freedom and Justice" ("Liberdade e justiça")
Hino: 
"Deus Abençoe Nossa Pátria Gana"
Gana mapa
Capital
(e cidade mais populosa)
Acra
Línguas oficiais Inglês
Línguas oficiais mais de 3 línguas
Grupos étnicos  negros (87%)
Ourtos (13%)
Religião Cristianismo (71%)
islamismo (19%)
Religião Tradiconal Africano (4%)
outros ou sem Regligião (4%)
Governo República presidencialista unitária
 -  Presidente Nana Akufo-Addo
 -  Vice-Presidente Mahamudu Bawumia
Estabelecimento
 -  Independência 1957 
 -  Reconhecimeno 1960 
População
 -  2023 (estimativa) 21 milhões 
PIB (nominal)  (estimativa)
 -  Total Aumento 436,4 Bilhões 
Moeda Franco da África Ocidental

Gana ou República de Gana é um estado soberano localizado na África Ocidental, uma ex-colônia britânica que se tornou independente da coroa em 1960, fazendo fronteira com Mali ao norte, Níger e Togo a leste, Golfo da Guiné ao sul e Costa do Marfim a oeste.

O declínio econômico de Gana só piorou após o dia do juízo final, e a ajuda veio na forma do novo governo democrático da Nigéria, bem como da Costa do Marfim. Em troca de ajuda, o atual líder de Jerry Rawling em Gana foi obrigado a começar a democratizar. As eleições supervisionadas pela Costa do Marfim e Nigéria viram Rawlings eleito democraticamente por uma margem estreita em 1993. O relacionamento forjado continuou e em 1999, juntamente com o Senegal e o Togo, as nações formaram a União da África Ocidental.

Gana é uma democracia parlamentar dividida entre um presidente, parlamento, gabinete, conselho de estado e um judiciário independente. O governo fez a transição em 1993 de uma ditadura militar sob Rawlings para um governo civil. A nação da Nigéria ajudou a transição de Gana para um estado democrático. Enviou funcionários para supervisionar as eleições e garantiu uma votação justa e igualitária. Gana e membro da Liga das Nações e da União da África Ocidental e tendo boas relações como Brasil e ANCZ.

Advertisement