FANDOM

Hey Arnold!: The Jungle Movie (Predefinição:PTBR) é um telefilme de animação estadunidense baseado na série de televisão animada Hey Arnold! criada por Craig Bartlett exibida originalmente entre os anos de 1996 até 2004 no canal a cabo Nickelodeon. É a sequência de Hey Arnold!: The Movie de 2002 e uma continuação do episódio The Journal ("O Diário") da série original que foi ao ar em 2004.

Considerado tanto como uma espécie de desfecho definitivo da série ou até mesmo como o início de um provável retorno da mesma,[1] a produção respondeu a várias questões deixadas em aberto após a exibição de The Journal, mostrando o paradeiro dos pais desaparecidos de Arnold. The Jungle Movie estreou na Nick dos Estados Unidos em 24 de novembro de 2017, sendo exibido simultaneamente também pelos canais Nicktoons e TeenNick. Teve sua primeira exibição em 23 de fevereiro de 2018 em Portugal, enquanto que no Brasil estreou no dia 26 de abril de 2018.[2][3][4]

No dia 9 de março de 2018, o filme teve um lançamento limitado em algumas salas de cinemas dos Estados Unidos.[5]

Enredo Editar

Predefinição:Revelações sobre o enredo Após terminarem o quinto ano na escola, Arnold Shortman (na dublagem brasileira, Arnold "Baixinho") e seu melhor amigo Gerald planejam fazer um vídeo humanitário durante as férias de verão para ganharem uma viagem a San Lorenzo onde os pais de Arnold foram vistos pela última vez. Eles tentam gravar uma boa ação de Arnold ajudando na construção de uma casa flutuante feita de lixo para um de seus amigos, o mendigo conhecido como Homem-Macaco, mas a ideia dá errado quando a casa acaba sendo destruída por outros sem-tetos que foram buscar "seus objetos" utilizados na construção da mesma, acabando com todas as esperanças de Arnold de encontrar seus pais.

Helga Pataki, que secretamente nutre uma paixão por Arnold, decide usar várias cenas gravadas por ela própria ao longo dos anos de Arnold realizando boas ações para vários moradores do bairro, visando que o garoto lhe corresponda seus sentimentos como gratidão. Com os vídeos sendo editados por Gerald, os moradores do bairro fazem uma surpresa para Arnold e lhe mostram o vídeo, emocionando o menino. O professor Simmons revela a todos que o vídeo de Arnold venceu a competição e ele, juntamente com seus colegas do colégio PS 118 ganham o direito de voarem para San Lorenzo.

No avião, o porco de estimação de Arnold, Abner, acaba se escondendo em sua mochila; quando todos chegam a San Lorenzo, o grupo é recebido pelo velho amigo dos pais de Arnold, Eduardo. A bordo de um navio, Eduardo avisa confidencialmente a Arnold sobre os perigos que a selva tem a oferecer e lhe dá um colar para levá-los aos moradores da cidade perdida de San Lorenzo, o "Povo dos Olhos Verdes". Mais tarde naquela noite, Helga tenta confessar para Arnold os seus sentimentos, no entanto é interrompida por uma aparição abrupta de um "navio pirata"; o navio do grupo é atacado e destruído após descer corredeira abaixo por uma cachoeira. Após se salvarem, o bando descobre o segredo de que Arnold estava colocando todos do navio sob risco para encontrar os seus pais; Gerald e o restante do grupo começam a evitá-lo.

Quando todo o grupo entra em um acampamento base no meio de uma floresta densa, Eduardo se revela como um mercenário chamado La Sombra que havia se disfarçado de Eduardo para enganar Arnold e seus amigos. Ele diz a todos que o concurso da escola para ganhar a viagem para San Lorenzo foi um truque orquestrado por ele próprio para atrair Arnold para que ele pudesse tentar encontrar seus pais e, também, para encontrar o Coração dos Olhos Verdes, um tesouro de muito valor que, segundo a história, uma "criança do vulcão", no caso Arnold, iria ser responsável por localizar o objeto. Os capangas do vilão aprisionam todos do grupo enquanto La Sombra planeja usar Arnold para encontrar a aldeia perdida dos Olhos Verdes e seu famigerado tesouro. Helga e Gerald conseguem escapar e libertam Arnold, que por sua vez passa a usar o antigo diário de seu pai para encontrar a aldeia, os três fogem mata adentro atrás do local; sem o conhecimento deles, La Sombra havia instalado um rastreador no colar de olhos verdes que o vilão havia dado a Arnold enquanto ainda se passava por Eduardo.

Arnold, Gerald e Helga conseguem escapar de algumas armadilhas quando chegam próximos da cidade perdida; La Sombra, que está perseguindo as crianças usando um dispositivo de rastreamento também se livra das armadilhas, sacrificando seus capangas e continuando a busca sozinho. O vilão acompanha sorrateiramente os meninos e, assim como eles, encontra a aldeia perdida dos Olhos Verdes povoada de crianças, uma vez que seus pais foram contaminados com a "doença do sono" e estão dormindo a vários anos.

Enquanto isso, o porquinho Abner consegue voltar para a pensão dos avós de Arnold, Phil e Gertie, que vêem isso como um sinal de que Arnold está em apuros. Os dois se encontram com os pais de Helga, Big Bob e Miriam no aeroporto. Os Patakis haviam recebido uma mensagem de S.O.S improvisada de Phoebe, a melhor amiga de Helga. O grupo voa com um avião alugado para San Lorenzo, onde eles logo encontram as crianças e as ajudam a derrotar a gangue de La Sombra.

Na aldeia do povo dos Olhos Verdes, os pequenos moradores do local começam a "venerar" Arnold por ele ser a "criança do vulcão". O grupo encontra uma estátua que contém a cura da "doença do sono" da cidade que contaminou os adultos e fazendo os adormecer por nove anos. As crianças são eventualmente encurraladas por La Sombra, que toma Arnold como refém e rouba a estátua. Enquanto Gerald e Helga correm atrás deles, La Sombra força Arnold a abrir a estátua e ele usa o colar dos Olhos Verdes para abri-lo. Ele consegue, mas quando La Sombra tenta tirar o tesouro de dentro, a estátua atira na testa dele com um dardo envenenado, fazendo com que o vilão caia do penhasco ao lado.

Depois, um homem misterioso chega e revela ser o verdadeiro Eduardo, contando às crianças que o vilão o havia sequestrado e se passado por ele para enganá-los, conseguindo escapar logo depois. La Sombra sobe de volta o penhasco e entra em uma breve briga com Eduardo, resultando com o tesouro caindo no abismo; ao tentar resgatar o precioso objeto, La Sombra sucumbe ao veneno do dardo e cai de novo no precipício, desta vez para a morte. O grupo volta para a aldeia e Arnold finalmente vê seus pais, Miles e Stella, que estão vivos, mas assim como os outros adultos, foram contaminados com a doença do sono. Sem o tesouro para liberar a cura para a população infectada, Helga usa seu medalhão em formato de coração com a foto de Arnold como um substituto. Após isso, o templo libera a cura e os adultos infectados finalmente acordam curados e se encontram com seus filhos da aldeia, incluindo Arnold que finalmente se reúne com seus pais emocionado. Após uma cerimônia de agradecimento da aldeia, Arnold agradece a Helga por sua lealdade e finalmente percebe a profundidade de seus sentimentos que ela nutre por ele, dando um beijo nela enquanto são observados por Gerald, Miles e Stella.

Alguns meses depois, Arnold acorda em seu quarto e desce as escadas para encontrar as coisas aparentemente de volta ao que era antes da viagem, só que desta vez seus pais estão preparando o café da manhã para o seu alívio. Arnold se despede de seus pais enquanto parte para o primeiro dia do sexto ano com Gerald, Phoebe e Helga. Gerald e Phoebe se dão as mãos e caminham juntos para a escola, implicando que agora eles são namorados. Também está implícito que Arnold e Helga estão juntos, embora Helga continue demonstrando um comportamento hostil em público para com Arnold. Os pais de Arnold seguem atrás das crianças até a escola e Arnold diz a sua mãe e seu pai que eles devem voltar as 3:30 para buscá-lo. Arnold então entra para a escola enquanto seus pais o observam adentrando o colégio até as portas do local se fecharem. Predefinição:Fim das revelações sobre o enredo

Elenco de dublagem Editar

Predefinição:VT

Original Editar

Predefinição:Div col

  • Mason Vale Cotton... Arnold Shortman
  • Benjamin Flores Jr.... Gerald Johanssen
  • Francesca Marie Smith... Helga Pataki
  • Dan Castellaneta... Phil Shortman
  • Tress MacNeille... Gertie Shortman
  • Anndi McAfee... Phoebe
  • Justin Shenkarow... Harold
  • Olivia Hack... Rhonda
  • Gavin Lewis... Eugene
  • Aiden Lewandowski... Sid
  • Jet Jurgensmeyer... Stinky
  • Laya Hayes... Nadine
  • Nicolas Cantu... Curly
  • Dan Butler... Sr. Simmons
  • Maurice LaMarche... Big Bob Pataki
  • Kath Soucie... Miriam Pataki
  • Nika Futterman... Olga
  • Craig Bartlett... Miles/Brainy/Abner/Homem-Macaco
  • Antoinette Stella... Stella
  • Carlos Alazraqui... Eduardo
  • Dom Irrera... Ernie
  • Wally Wingert... Oskar/Sr. Hyunh
  • Rick Corso... Dino Spumoni
  • Danielle Judovits... Big Patty
  • Jim Belushi... Treinador Wittenberg
  • Lane Toran... Che
  • Jamil Walker Smith – Paulo
  • Hope Levy... Princesa da Aldeia dos Olhos Verdes
  • Alfred Molina... La Sombra

Predefinição:Div col end

Versão brasileiraEditar

Na dublagem brasileira, a maioria dos dubladores originais da série retornaram em seus mesmos personagens. O filme foi dublado nos estúdios da Unidub: Predefinição:Div col

  • Fábio Lucindo... Arnold Shortman "Baixinho"
  • Jussara Marques... Helga Pataki
  • Úrsula Bezerra... Gerald Johanssen
  • Marcelo Pissardini... La Sombra
  • Carlos Falat... Eugene Horowitz
  • Fátima Noya... Curly
  • Fernanda Bullara... Phoebe Heyerdahl
  • Jorge Pires... Vovô Phil Shortman "Baixinho"
  • Helena Samara... Vovó Gertie Shortman "Baixinho"
  • Marcia Regina... Olga Pataki
  • Marisol Ribeiro... Rhonda
  • Tatá Guarnieri... Professor Simmons
  • Zezinho Cutolo... Harold Berman
  • Rodrigo Andreatto... Sid
  • Angélica Santos... Stinky Peterson
  • Letícia Quinto... Nadine
  • Daoiz Cabezudo... Big Bob Pataki
  • Tânia Gaidarji... Miriam Pataki
  • Affonso Amajones... Miles Shortman "Baixinho"
  • Cecília Lemes... Stella Shortman "Baixinho"
  • César Marchetti... Eduardo/Homem-Macaco
  • Mauro Ramos... Treinador Wittenberg
  • Felipe Di Nardo... Ernie Potts
  • César Leitão... Sr. Hyunh
  • Ronaldo Artnic... Locutor tradutor

Predefinição:Div col end

Produção Editar

Desenvolvimento Editar

Em 1998, quando a Nickelodeon renovou Hey Arnold! para uma quarta temporada, o canal ofereceu ao criador da série, Craig Bartlett, uma oportunidade para o desenvolvimento de dois longa-metragens baseados na animação. Uma das produções seria um telefilme enquanto que a outra seria lançada diretamente em vídeo e seria chamada Arnold Saves the Neighborhood. A Nickelodeon havia pedido a Bartlett para criar "a melhor ideia que ele poderia inventar" para um filme sobre os seus personagens. Depois de analisar a série, Bartlett decidiu que um dos filmes serviria como uma sequência espiritual do episódio Parents Day ("Dia dos Pais") da quinta temporada da série, onde Arnold tentaria descobrir o paradeiro de seus pais, Miles e Stella. O roteiro dessa história ganhou o título Hey Arnold! The Jungle Movie.