FANDOM

Kurt cobain in 2017

Kurt Donald Cobain (Aberdeen, 20 de fevereiro de 1967) foi um cantor, compositor e músico norte-americano famoso por ter sido o fundador, vocalista e guitarrista da banda Nirvana.[1]

Dentre suas principais composições, o single Smells Like Teen Spirit, do segundo álbum do Nirvana, "Nevermind", foi o responsável pelo início do sucesso do grupo e do próprio Kurt, popularizando um subgênero do rock alternativo que a imprensa passou a chamar de grunge.[2] Outras bandas grunge de Seattle, como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden, ganharam também um vasto público e, como resultado, o rock alternativo tornou-se um gênero dominante no rádio e na televisão nos Estados Unidos, do início à metade da década de 1990. O Nirvana foi considerada a banda "carro-chefe da Geração X", e seu vocalista, Kurt Cobain, viu-se ungido pela mídia como porta-voz da geração, mesmo contra sua vontade.[3]

Cobain estava desconfortável com a atenção que recebeu, e colocou seu foco na música da banda, acreditando que a mensagem da banda e sua visão artística tinham sido mal-interpretadas pelo público, desafiando a audiência da banda com o seu terceiro álbum In Utero. Desde sua estreia, a banda Nirvana, com Cobain como compositor, vendeu mais de vinte e cinco milhões de álbuns nos Estados Unidos, e mais de cinquenta milhões em todo o mundo.[4][5]

Cobain se interna em uma clinica de reabilitação para tratar do seu vicio em drogas e heroina, depois se recupera e se sente confiante a voltar a subir os palcos novamente. o Nirvana se reune novamente para entrar em estudio começar a gravar o quarto album, mais o album precisava de um nome e um deles foi o mais votado pela banda, Bliss, o album é lançado em 1994 onde marca a saída de Dave Grohl que iria se dedicar ao seu projeto solo Foo FIGHTERS, a banda começa a fazer varias audições com bateristas, incluindo: Dale Crover, Dave Krusen, Dave Abruzesse, E por fim Taylor Hawkins. Kurt se retira da música em 2006 e hoje se torna empresario e produtor musical.

Vida Pessoal Editar

Depois de se separar de Courtney Love em 1996, Kurt passa a maior parte do tempo solteiro até que em 2003 se casa com a atriz Anne Hatthaway onde vivem juntos até os dias de hoje.

Disco Solo Editar

  • Seahorse - 2000