Advertisement
República da Libéria
Libéria
Linha do tempo: Para Rei e País!
NLT equivalente: Libéria sem os condados de River Gee, Grand Kru e Maryland
Flag of Liberia Coat of arms of Liberia
Bandeira Brasão
Bandicam 2023-12-26 17-50-41-093
CapitalMonróvia
Governo República constitucional presidencial unitária
Estabelecimento26 de julho de 1847

A Libéria, oficialmente República da Libéria, é um país da costa oeste africana. Faz fronteira com Serra Leoa a noroeste, o Império Kaabu ao norte, a França Livre a leste e o Oceano Atlântico ao sul e sudoeste. Tem uma população de cerca de 5 milhões de habitantes e cobre uma área de 43.000 milhas quadradas (111.369 km2). A língua oficial do país é o inglês; no entanto, são faladas mais de 20 línguas indígenas. A capital e maior cidade é Monróvia.

A Libéria começou no início do século XIX como um projecto da Sociedade Americana de Colonização (ACS), que acreditava que os negros teriam melhores oportunidades de liberdade e prosperidade em África do que nos Estados Unidos. Entre 1822 e a eclosão da Guerra Civil Americana em 1861, mais de 15.000 afro-americanos libertos e nascidos livres, juntamente com 3.198 afro-caribenhos, mudaram-se para a Libéria. Desenvolvendo gradualmente uma identidade Américo-Liberiana, os colonos carregaram consigo sua cultura e tradição. A Libéria declarou independência em 26 de julho de 1847, que os EUA não reconheceram até 5 de fevereiro de 1862.

A Libéria foi a primeira república africana a proclamar a sua independência e é a primeira e mais antiga república moderna de África. Juntamente com a Etiópia, foi um dos dois países africanos a manter a sua soberania e independência durante a "Corrida pela África" colonial europeia. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Libéria apoiou os esforços de guerra do Reino Unido e do Japão contra a URSS e a China e, por sua vez, recebeu um investimento britânico considerável em infra-estruturas, o que ajudou a riqueza e o desenvolvimento do país. A Libéria caiu numa ditadura personalista na Noite do Terror no final do Verão de 1983, que durou escassos 4 anos até 6 de Janeiro de 1987, quando aconteceu a Revolução Libéria de 1987.

A Libéria é um país livre e democrático, membro da Comunidade das Nações e da Organização das Nações Africanas Livres. Também foi chamado de "arma contratada pela Grã-Bretanha na África Ocidental" por causa de sua adesão ao CdN & ONAL. Apesar de ter laços calorosos com a França Livre e o Império Kaabu, tem relações hostis com o Quénia e a Ambazónia.

História[]

Povo indígena[]

A presença de artefatos da Idade da Pedra Antiga de Oldowan (primeiros ESA) na África Ocidental foi confirmada por Michael Omolewa, atestando a presença de humanos antigos.

Os artefactos acheulianos não datados (ESA) estão bem documentados em toda a África Ocidental. O registro cronométrico emergente da Idade da Pedra Média (MSA) indica que as tecnologias de núcleo e de flocos estão presentes na África Ocidental desde pelo menos o Chibaniano (~780-126 mil anos atrás ou ka) nas zonas abertas do norte do Sahel, e que eles persistiu até a fronteira Terminal Pleistoceno/Holoceno (~12 ka) nas zonas norte e sul da África Ocidental. Isto faz deles os exemplos mais jovens dessa tecnologia MSA em qualquer lugar da África. A presença de populações de MSA nas florestas permanece uma questão em aberto; no entanto, as diferenças tecnológicas podem estar correlacionadas com várias zonas ecológicas. As populações posteriores da Idade da Pedra (LSA) evidenciam uma diversificação tecnológica significativa, incluindo tradições microlíticas e macrolíticas.

O registo mostra que as assembleias de cerâmica e cerâmica da Idade da Pedra Posterior (LSA) na África Ocidental se sobrepõem cronologicamente e que as densidades variáveis das indústrias microlíticas da costa para o norte estão geograficamente estruturadas. Estas características podem representar redes sociais ou alguma forma de difusão cultural aliada às mudanças nas condições ecológicas.

As indústrias microlíticas com cerâmica tornaram-se comuns no Holoceno Médio, juntamente com uma aparente intensificação da exploração de alimentos silvestres. Entre ~4–3,5 ka, estas sociedades transformaram-se gradualmente em produtoras de alimentos, possivelmente através do contacto com pastores e agricultores do norte, à medida que o ambiente se tornou mais árido. No entanto, os caçadores-coletores sobreviveram nas partes mais florestadas da África Ocidental até muito mais tarde, atestando a força das fronteiras ecológicas nesta região.

Expansão Mande[]

A Costa da Pimenta, também conhecida como Costa dos Grãos, é habitada por povos indígenas da África pelo menos desde o século XII. Os povos de língua mande expandiram-se do norte e do leste, forçando muitos grupos étnicos menores para o sul, em direção ao Oceano Atlântico. Os Dei, Bassa, Kru, Gola e Kissi foram alguns dos primeiros povos documentados na área.

Este influxo destes grupos foi agravado pelo declínio do Império do Mali em 1375 e do Império Songhai em 1591. À medida que as regiões do interior sofriam a desertificação, os habitantes mudaram-se para a costa mais húmida. Esses novos habitantes trouxeram habilidades como fiação de algodão, tecelagem de tecidos, fundição de ferro, cultivo de arroz e sorgo e instituições sociais e políticas dos impérios Mali e Songhai. Pouco depois de os Mane terem conquistado a região, o povo Vai do antigo Império do Mali imigrou para a região do condado de Grand Cape Mount. A etnia Kru se opôs ao influxo de Vai, formando uma aliança com os Mane para impedir novos influxos de Vai.

As pessoas ao longo da costa construíram canoas e comercializaram com outros africanos ocidentais, de Cabo Verde à Costa do Ouro.

Colonização precoce[]

Entre 1461 e finais do século XVII, comerciantes portugueses, holandeses e britânicos tiveram contactos e entrepostos comerciais na região. Os portugueses batizaram a região de Costa da Pimenta, mas mais tarde passou a ser conhecida como Costa dos Grãos, devido à abundância de grãos de pimenta melegueta. Os comerciantes trocavam mercadorias e bens com a população local.

Nos Estados Unidos, houve um movimento para instalar afro-americanos, tanto nascidos livres como ex-escravizados, na África. Isso ocorreu porque eles enfrentaram discriminação racial na forma de privação de direitos políticos e negação de direitos civis, religiosos e sociais. Formada em 1816, a Sociedade Americana de Colonização (ACS) era composta principalmente por Quakers e proprietários de escravos. Os quakers acreditavam que os negros teriam melhores chances de liberdade na África do que nos EUA. Embora os proprietários de escravos se opusessem à liberdade para os escravos, alguns viam a "repatriação" de pessoas de cor livres como uma forma de evitar rebeliões de escravos.

Em 1822, a Sociedade Americana de Colonização começou a enviar voluntariamente pessoas de cor livres para a Costa da Pimenta para estabelecer uma colônia. A mortalidade por doenças tropicais era elevada – dos 4.571 emigrantes que chegaram à Libéria entre 1820 e 1843, apenas 1.819 sobreviveram. Em 1867, a ACS (e capítulos relacionados com o estado) tinha ajudado na migração de mais de 13.000 pessoas de cor dos Estados Unidos e das Caraíbas para a Libéria. Esses afro-americanos livres e seus descendentes casaram-se dentro de sua comunidade e passaram a se identificar como Américo-Liberianos. Muitos eram mestiços e educados na cultura americana; eles não se identificaram com os nativos indígenas das tribos que encontraram. Eles desenvolveram um grupo étnico que tinha uma tradição cultural impregnada de noções americanas de republicanismo político e cristianismo protestante.

A ACS, apoiada por políticos americanos proeminentes como Abraham Lincoln, Henry Clay e James Monroe, acreditava que a "repatriação" era preferível a manter escravos emancipados nos Estados Unidos. Organizações estatais semelhantes estabeleceram colônias no Mississippi na África, no Kentucky na África e na República de Maryland, que a Libéria posteriormente anexou. No entanto, Lincoln em 1862 descreveu a Libéria como apenas "em certo sentido... um sucesso" e propôs, em vez disso, que pessoas de cor livres fossem ajudadas a emigrar para Chiriquí, hoje parte do Panamá.

Os colonos Américo-Liberianos não se relacionavam bem com os povos indígenas que encontravam, especialmente aqueles nas comunidades do “mato” mais isolado. Os assentamentos coloniais foram invadidos pelos Kru e Grebo, de suas chefias no interior. Os encontros com tribais africanos no mato tornavam-se frequentemente violentos. Acreditando-se diferentes e cultural e educacionalmente superiores aos povos indígenas, os Américo-Liberianos desenvolveram-se como uma minoria de elite que criou e manteve o poder político. Os colonos Américo-Liberianos adotaram roupas como saias e fraques, e excluíram os nativos das oportunidades econômicas, incluindo a criação de plantações nas quais os nativos eram forçados a trabalhar como escravos, promulgando as mesmas correntes das quais foram recentemente libertados, pois se viam como superiores aos nativos. Os membros das tribos indígenas não gozavam de cidadania por nascença nas suas próprias terras até 1904. Os américo-liberianos encorajaram organizações religiosas a criar missões e escolas para educar os povos indígenas.

Formação política[]

Em 26 de julho de 1847, os colonos emitiram uma Declaração de Independência e promulgaram uma constituição. Com base nos princípios políticos da Constituição dos Estados Unidos, estabeleceu a República independente da Libéria. Em 24 de agosto, a Libéria adotou a sua bandeira nacional de 11 listras. O Reino Unido foi o primeiro país a reconhecer a independência da Libéria. Os Estados Unidos não reconheceram a Libéria até 1862, depois que os estados do Sul, que tinham forte poder político no governo americano, declararam a sua secessão e a formação da Confederação.

A liderança da nova nação consistia em grande parte dos Américo-Liberianos, que no início estabeleceram o domínio político e económico nas áreas costeiras que a ACS tinha adquirido; mantiveram relações com os Estados Unidos e contactos no desenvolvimento destas áreas e no comércio resultante. A aprovação da Lei dos Portos de Entrada de 1865 proibiu o comércio exterior com as tribos do interior, aparentemente para "encorajar o crescimento dos valores civilizados" antes que tal comércio fosse permitido na região.

Em 1877, o True Whig Party era a entidade política mais poderosa do país. Era constituída principalmente por Américo-Liberianos, que mantiveram o domínio social, económico e político até ao século XX, repetindo os padrões dos colonizadores europeus noutras nações de África. A competição por cargos geralmente estava contida dentro do partido; uma nomeação partidária praticamente garantiu a eleição.

A pressão do Reino Unido, que controlava a Serra Leoa a noroeste, e da França, com os seus interesses no norte e no leste, levou à perda das reivindicações da Libéria sobre extensos territórios. Tanto a Serra Leoa como a Costa do Marfim anexaram territórios. A Libéria lutou para atrair investimentos para desenvolver infra-estruturas e uma economia industrial mais ampla.

Houve um declínio na produção de bens liberianos no final do século XIX, e o governo enfrentou dificuldades financeiras, resultando em endividamento numa série de empréstimos internacionais. Em 16 de julho de 1892, Martha Ann Erskine Ricks conheceu a Rainha Vitória no Castelo de Windsor e presenteou-a com uma colcha feita à mão, o primeiro presente diplomático da Libéria. Nascido como escravo no Tennessee, Ricks disse: "Eu ouvia isso muitas vezes, desde criança, como a Rainha tinha sido boa para o meu povo - para os escravos - e como ela queria que fôssemos livres".

Advertisement