Advertisement
Liberdade Avança
Свобода продвигается
Secretário-Geral/Líder Yevgeny Nemtsov (Desde 2015)
Fundador Yevgeny Nemtsov
Fundado em 10 de janeiro de 2015
Sede Moscou, Flag of Russia (1991–1993) Rússia
Ala juvenil União Juvenil da Liberdade!
Membros  (2023) Aumento 295,929
Ideologia Libertarianismo conservador
Ultraconservadorismo
Minarquismo
Populismo de Direita
Nacionalismo Russo
Anti-imigração
Espectro político Direita à Extrema-direita
Cores      Roxo
     Amarelo
Parlamentares
39 / 465
Governadores
0 / 56
Parlamentares regionais
77 / 2 842
Parlamento Europeu
0 / 120

Liberdade Avança (em russo: Свобода продвигается) é um partido político libertário e ultraconservador russo liderado desde sua criação por Yevgeny Nemtsov em 2015. Atualmente, é o terceiro maior partido da Durma Estatal Russa e é descrito como o partido libertário mais influente da Europa.

O LA foi fundado em 2015, logo após a saída de Nemtsov no MDU, alegando que o partido ''perdeu o legado da revolução rosa'' e que ''se importava mais de sua oligarquia do que na liberdade do povo russo''. Em seus primeiros anos, o LA era bastante irrelevante, mas com a participação do líder e em programas com comentários e debates sobre tais assuntos da política no país em meados de 2018, o partido acabou crescendo pela primeira vez nas pesquisas. Os casos de corrupção envolvendo o gabinete governamental junto com o carisma de Nemstov e suas críticas ao governo do MDU, alavancaram ainda mais a popularidade do partido, que nas pesquisas chegava foi da sexta para terceira colocação em 2022. Nos resultados das eleições parlamentares de outubro 2023, o LA tornou-se o terceiro partido mais votado, recebendo 13% pelo voto popular e 49 assentos pela Durma Estatal. Em novembro de 2023, o LA perdeu 10 assentos devido a mudança de votos dos eleitores que votaram no LA para o MDU, e por conta disso, o LA se tornou um partido oficialmente opositor ao governo MDU.

Ideologicamente, a Liberdade Avança tem sido descrita por muitos analistas como um partido paleolibertário, pegando posições conservadores da direita radical ao mesmo tempo que defende as ideias super minarquistas. Tem tomado posições anti-políticas e bastante populistas de direita, e em certas vezes foi acusado de xenofobia contra imigrantes mulçumanos vindo da Pérsia e África.

Advertisement