Advertisement
Luís XX
19 janvier 2020 (82) (cropped)
Rei dos Franceses
Rei da Mauritânia
Reinado 30 de janeiro de 1989 - presente
Coroação 12 de agosto de 1989
Antecessor Afonso II
Nascimento 25 de abril de 1974
Madrid, Espanha
Esposa Maria Margarita de Vargas y Santaella
Descendência Princesa Eugênia
Luís, Duque de Borgonha
Afonso, Duque de Berry
Henrique, Duque de Touraine
Nome completo
Louis Alphonse Gonzalo Victor Manuel Marco de Bourbon et Martínez-Bordiú
Casa de Bourbon
Pai Afonso II
Mãe Maria del Carmen Martínez-Bordiú y Franco
Religião Católica romana

Luís XX é um membro da Casa de Bourbon que serve como rei da Mauritânia e pretendente ao extinto trono francês desde 30 de janeiro de 1989. Luís XX nasceu em 25 de abril de 1974, em Madrid, capital da Espanha. Ele é filho de Afonso II e Maria del Carmen Martínez-Bordiú y Franco. Seus avós paternos foram Jaime I, primeiro rei da Mauritânia, e Emanuela de Dampierre y Ruspoli. Ele é bisneto do rei Afonso XIII da Espanha e primo do rei João Carlos I da Espanha. Ele também é bisneto do ditador espanhol Francisco Franco.

Luís XX sucedeu ao seu pai, Afonso II, como rei da Mauritânia em 30 de janeiro de 1989, após seu pai morrer em um acidente de esqui em Beaver Creek, no Colorado. Casou-se com a venezuelana Maria Margarita de Vargas y Santaella, em 6 de novembro de 2004. Luís XX e Maria Margarita tiveram quatro filhos: Eugênia, Luís (seu herdeiro aparente), Afonso e Henrique. Assim como seus antecessores, Luís XX é pretendente ao extinto trono da França, por este motivo carrega o título de rei dos franceses.

Advertisement