Advertisement
Estados Unidos Mexicanos
Linha do tempo: Dia do Juízo Final de 1983
Flag of Mexico Coat of arms of Mexico
Bandeira Brasão
Mapa do México (1983- Juízo Final)
Capital
(e cidade mais populosa)
Cidade do México
Línguas oficiais Espanhol
Línguas oficiais mais de 15 línguas
Grupos étnicos  Brancos (64%)
mestiços (25%)
negros (5%)
asiáticos (5%)
Religião Cristianismo (75%)
ateísmo/agnósticos (25%)
outros (5%)
Governo República presidencialista
 -  Presidente Ricardo Anaya
 -  Ministro do Interior Carlos Alberto Puente Salas
Estabelecimento
 -  Independência 1810 
 -  Reconhecimento 1821 
População
 -  2020 (estimativa) 210 milhões 
PIB (nominal)  (estimativa)
 -  Total Aumento 6,4 trilhões 
Moeda Peso Mexicano

Os Estados Unidos do México, ou apenas México é um estado republicano localizado na América do Norte. Faz fronteira ao norte com a California, República do Texas e ao sul com a República de Iucatã, Guatemala e Belize. Sua maior cidade e capital é a Cidade do México, considerado um dos maiores centros comerciais do mundo.

Apesar de ter estado neutro durante o Dia do Juízo Final, boa parte de seu território foi bastante atingido pelo Inverso Nuclear que afetou 80% de sua produção agrária, resultando em sua recessão de 5 anos e na derrota do PNR nas eleições gerais. Durante a década de 1980 e o inicio de 1990, o país por várias dificuldades sociais que resultaram no levante zapatista e de Iucatã entre 1989 a 1993, além da tentativa de golpe de 1991. Os zapatistas foram derrotados e a região de Iucatã acabou sendo reconhecida pelo México e logo depois pela Liga das Nações. Na metade dos anos 1990 e 2000, o México passaria por um próspero período socioeconômico, que levaria a receber os status de potência econômica e em seguida militar, graças a criação da Aliança do Tratado do Pacífico (ATP) em 2008.

O México é uma das maiores potências mundiais junto com o Brasil, CANZ e a Argentina. É um forte aliado do CANZ, às vezes desempenhando um papel de mediador em relação a disputas entre os dois governos, e desempenha um papel ativo na Liga das Nações.

Advertisement