Advertisement
Moderados
Maltillinens
Líder Uilf Mönks (desde 2019)
Fundador Sven Andersson
Fundado em 19 de agosto de 1890
Sede Helsínquia, Flag of Finland (1918–1920) Finlândia
Ala juvenil Juventude dos Moderados
Ala feminina Mulheres Moderadas
Membros  (2022) Aumento 55,444
Ideologia Conservadorismo Liberal
Liberalismo social
Pro-Europeísmo
Atlantismo
minoria
Conservadorismo social
Espectro político Centro-direita
Cores      Azul Escuro
     Azul Claro
Parlamentares
57 / 200
Assembleia Regional
224 / 765
Parlamento Europeu
8 / 24

Moderados (em finlandês: Maltillinens) é um partido político conservador liberal fundado em 1890, na época nomeado de Partido dos Liberais Azuis até 1924. Com 25,000, é o segundo partido com mais filiados da Finlândia e com 77 assentos pelo Conselho Finlandês, é o segundo maior partido do parlamento, superado pelo partido rival, Partido dos Finlandeses.

Fundado em 1890, ganhou uma rápida notoriedade na política finlandesa quando muito de seus membros se declararam favor do exército pro monarquista no país durante a Guerra Civil. Após a vitória dos monarquistas em 1897, o partido acabou governando o país por 30 anos, implementando políticas muito liberais e afastando do modelo nórdico do bem estar social. Os Moderados só começaram a apoiar as ideias do bem-estar social a partir dos anos 1960, e devido a isso, voltou a ganhar popularidade e disputar o poder com os sociais democratas, que durou até a história coalizão em 2015. Devido a fortes divergências entre os sociais democratas, os Moderados acabaram dissolvendo a coalizão em 2017.

Desde 2019, o partido é liderado por Uilf Mönks, que reformou o partido para o centro, com objetivo de bater de frente com o partido direitista, Partido Finlandês (PS), atual grande rival dos Moderados. O partido ainda mantem certas ideias conservadoras e bastante declinadas para o liberalismo social.

Advertisement