Advertisement
Molefismo
País de Origem Flag of Botswana Botsuana
Fundador Sérgio Molefe
Fundado em Anos 1970
Principais figuras Sérgio Molefe
Diogo Molefe
Embraião Noros
Alberto Mukaba
Ideologia Social-Democracia
Desenvolvimentismo
Igualitarismo
Nacionalismo Botsuanês
Democracia Liberal
facções:
Socialismo Democrático
Anti-imperialismo
Espectro político Centro-esquerda à Esquerda

O Molefismo é um conjunto de pensamentos baseados nos livros e discursos do popular ex-presidente botsuano, Sérgio Molefe. A linha de pensamento é bastante presente pelo partido de centro-esquerda e governante do país, Partido da Libertação Popular, partido no qual Molefe fundou em 1971. O termo começou a ser usado pela primeira vez em meados de 1986, em um jornal se referindo aos apoiadores de Molefe após uma celebração nacional.

O Molefismo tem como sua principal característica o Desenvolvimentismo, visto que Molefe queria industrializar o país a qualquer custo, exportando riquíssimos produtos naturais que o país possuía, assim conseguindo industrializar o país de uma forma surpreendente. O multiculturalismo e o respeito aos povos tem sido outra medida de Molefe, que ao invés de seguir políticas anti-europeias em países como Líbia e Moçambique, elaborou uma constituição e bandeira em defesa do multiculturalismo e uma paz entre os brancos e negros presentes no país.

As ideias do Molefismo ainda estão bastante presentes em vários setores do PLP e da própria população de Botsuana. Em uma pesquisa da INPB, 80% dos eleitores do PLP se autodenominavam de ''Molefista'' ou apenas apoiava as ideias e política de Molefe.

Advertisement