FANDOM

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
Logo do Mdb
Fundação 1977
Registro 1977
Dissolução 1986
Ideologia Sincretismo político
Antiautoritarismo
Socialismo democrático
Espectro político Centro-esquerda
Centro
Antecessores Partido Comunista Brasileiro (Ala Social-Democrática)
Sucessores Movimento Democrático Brasileiro (1986)
Partido Democrático Social (1988)
União Democrática Nacional (1988)

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foi um partido político brasileiro dissidente das alas social-democráticas do Partido Comunista Brasileiro. Foi o principal opositor político durante o regime socialista no Brasil.

O conceito do partido já vinha se formando desde a extinção da ARENA, mas foi a partir de 1974 os protestos para a formação do partido e eventual volta do bipartidarismo vieram à tona, conquistando o direito em uma vitória histórica na votação dentro do congresso.

Em 1980, houveram as primeiras eleições indiretas para presidentes, entre o social democrata e militante do Partido Comunista, Carlos Lamarca, e o emebedista e ex-governador Tancredo Neves, que acabou perdendo para Lamarca, mas veria o Congresso Nacional repleto de partidários do MDB. Ainda em 1982, haveriam as eleições gerais para governador, senador e deputado, na qual o MDB conquistaria grande parte das cadeiras.

Após a vitória de Ulysses Guimarães nas eleições diretas em 1985, o partido é reformulado inteiramente, e após a promulgação da Constituição Federal de 1988, membros partidários de direita do partido formariam o Partido Democrático Social, liderado por Paulo Maluf, e o reestabelecimento da União Democrática Nacional que, enfraquecida, extinguiria-se novamente em 1991.