Advertisement
Parlamento Americano
Xª Legislatura do Parlamento Americano
Logo
Limite de mandato
5 anos
História
Fundado 9 de setembro de 1977
Antecedido por Assembleia Comum Comunidade Econômica das Nações Americanas
Liderança
Presidente da Assembleia
Roberto Augusto, PSDB
desde 1 de junho de 2019
Estrutura
Cadeiras 555 Deputados
Parlamento Americano (2024-2024) (Universo 26)
Grupos políticos
     ADA (191)
     UPSD (159)
     PLDA(95)
     LRCA (47)
     GV (28)
     EUA (26)
     ID (20)
     NI (15)
Eleições
Última eleição
1 de junho de 2019
Próxima eleição
1 de junho de 2024
Local de reunião
Caracas , Venezuela

O Parlamento Americano (PARLAMERI) é um pode legislativo onde se reúnem representantes dos 19 países membros da União Americana, tendo sede na capital da Venezuela e do bloco Americano, Caracas. Seus principais focos são: assegurar a democracia na região, estabelecer relações de cooperação entre os países membros, emitir declarações e recomendações, promover o desenvolvimento da democracia representativa e exercer controle político sobre os órgãos e instituições da UA.

Desde 1979, os americodeputados são eleitos de forma direita à cada cinco anos pelos cidadãos dos estados-membros da União Americana. As eleições utilizam o sistema proporcional para distribuição dos assentos, mas cada Estado-membro decide sobre as demais normas de seu sistema eleitoral.

A atual presidente do Parlamento Europeu é o brasileiro Roberto Augusto, do Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB), que assumiu a posição em 1 de junho de 2019, após vencer as eleições para presidente da Assembleia. O Parlamento Americano é composto por sete grupos políticos, sendo o ADA, com 220 americodeputados, o maior deles, seguido por UPSD (159), PLDA (95), GV (28), LRCA (35) EUA (21), ID (12) e não inscritos (20).

Advertisement