Advertisement
Partido Nacional Tibetano
བོད་ཡིག་ཚང་མ་གཏེར་གྱི་དཔེ་དེབ་ཚོགས་པ
Líder Ziamun Tokarma (2016-2022)
Fundador Tenzin Namgyal
Fundado em 1934
Dissolvido em 8 de agosto de 2022
Sede Lhasa, Província do Tibete, Império Shun
Ala juvenil Jovens do Tibete, se Libertem!
Ala militar Forças da Libertação Nacional Tibetana
Membros  (2022) +14,000
Ideologia Nacionalismo tibetano
Sentimento Anti-Shun
Conservadorismo social
Teocracia Budista
Monarquismo
Espectro político Direita
Cores      Amarelo
Bandeira do partido
Flag of Tibet

O Partido Nacional Tibetano (Em tibetano: Bod Yig Tsangma Gyi Pe De Tsokpa) foi um partido político regional nacionalista presente apenas na Província do Tibete.

O Partido Nacional Tibetano surgiu em meados dos anos 1930, quando o sentimento nacionalista no Tibete havia crescido após a insurgência tibetana em Shun durante a Guerra Civil. Até meados de 1980, o partido seguia ideias mais democráticas para um caminho de independência, percebendo que o governo do Império Shun não iria permitir a independência do Tibet, o partido partiu para o extremismo e a luta armada, formando em 1988, as Forças da Libertação Nacional Tibetana. O exército rapidamente se tornou um grupo terrorista devido aos ataques contra civis nas guerrilhas tibetanas de 1990 a 1995. Por conta disso, o PNT acabou sendo banido no tibet. Apesar do banimento, secretamente o grupo ainda estava presente na província tibetana, de pouco a pouco recrutando jovens pro-separatistas. Em 2022, após a guerra tibetana (a mais sangrenta), todos os membros do PNT foram alvos de prisão e uma grande verificação governamental na província foi realizada no governo, o que fez com que o partido definitivamente acabasse na província.

Advertisement