Advertisement
Partido Social Democrata
Partidul Social Democrat
Líder Andrei Boc
Fundador Liviu Progma
Fundado em 22 de setembro de 1900
Sede Bucareste, Romênia
Ala juvenil Juventude dos Sociais Democratas Romenos
Membros  (2023) Baixa 200,482
Ideologia Social-democracia
Conservadorismo social
Nacionalismo de esquerda
Esquerda cristã
Europeísmo
Espectro político Centro-esquerda
Cores      Vermelho
Câmara Nacional
65 / 355
Senado da Romênia
30 / 150
Parlamento Europeu
6 / 35

O Partido Social Democrata (em romeno: Partidul Social Democrat, PSD) é um partido político romeno de orientação social-democrata, fundado em 1900 por Liviu Progma.

O PSD é um dos partidos políticos mais tradicionais da Romênia devido a longa presença nos governos posteriores, formando seu primeiro governo quando obteve uma super maioria absoluta nas eleições de 1932, graças a impopularidade do governo romeno de Lazăr que não lidou com a crise de 1928. Por algumas décadas, o PSD era disparado o maior partido da esquerda romena, até perder espaço para a Frente de Salvação Romena de Ceaușescu nos anos 1960, quando o PSD estava bastante desgastado pela crise das rodovias de 1960-62. Apesar da perda, o PSD continuo fazendo parte do governo de Ceaușescu, voltando a ganhar influência com a perda de popularidade do FSR nos anos 1990. Em 2019, devido as casos de corrupção envolvendo diretamente o gabinete do premier romeno, o PSD voltou a perder muita força, obtendo o pior resultado eleitoral desde 1962.

Advertisement