Advertisement
Bandeira da Republica Socialista de Texas

bandeira da República Socialista de Texas

( Nessa linha do tempo, o primeiro ponto divergente é relativo à Coluna Prestes. Esse fato histórico ocorreu desde 1924 até 1927. Mas, nessa narrativa de História alternativa, a Coluna Prestes acontece desde 1922 até 1923).

O capitão gaúcho Luis Carlos Prestes havia sido instrutor na Escola Militar do Realengo até 1921 e depois participou da  Revolta dos 18 do Forte, que dominou o Forte de Copacabana e a Escola Militar do Realengo durante dois dias em julho de 1922, devido à insatisfação com a eleição fraudada que elegeu Artur Bernardes como presidente do Brasil.

Depois dos revoltosos serem derrotados, a punição de Prestes foi a transferência para Santo Ângelo (RS).

Em setembro de 1922 Prestes organizou tropas gaúchas que foram até São Paulo unirem-se a tropas rebeldes paulistas comandadas pelo major Miguel Costa.

Esse grupo de mais de mil soldados revoltosos (chamados de Coluna Prestes) percorreram o interior de vários estados do Brasil até exilarem-se na Bolívia em 1923.

Leon Trótsky comandou o Exército Vermelho na revolução russa de 1917 e também na guerra civil russa ( 1918-1922).

Mas, depois da vitória na guerra civil, o escolhido para ser o secretário geral  do partido comunista foi Josef Stalin.

O presidente Lênin já estava doente, então, na prática, a União Soviética era governada pelo secretário geral do partido comunista, Stalin. Em 1923, Trótsky percebeu que Lênin morreria e que então Stalin teria o poder absoluto.

Por isso Leon Trótsky encomendou a um falsário uma carta escrita com caligrafia semelhante à de Stalin, falando sobre um plano para matar Trótsky.

Depois, Trótsky mostrou a seus aliados do Exército Vermelho a falsa carta, que indicava  que Stalin pretendia matá-lo.

Por isso, algumas  tropas  do Exército Vermelho atacaram Moscou. E Stalin foi derrotado e fugiu da Rússia.

Ele sabia que , se morasse na Europa, poderia ser morto pelo serviço secreto soviético.

Então resolveu  ir para o México tentar reavivar a revolução mexicana, uma revolta feita para conquistar a reforma agrária, que ocorreu entre 1910 e 1920.

Mas antes foi até a Bolívia falar com Luis Carlos Prestes, que, na Bolívia , havia tornado-se um comunista.

Stalin, com Prestes e com 3 oficiais russos que haviam fugido da Rússia com ele,  foi até as montanhas da Sierra Madre Ocidental, onde Pancho Villa escondeu-se depois de sobreviver a um atentado realizado pelo governo mexicano para matá-lo.

A proposta de Stálin para Pancho foi invadir o Texas e criar lá uma república socialista que depois uniria-se ao norte do México.

Pancho detestava o comunismo, mas aceitou essa proposta porque queria  tentar recuperar o Texas, que havia sido território mexicano antes da guerra Mexicano-Americana (1846-1848).

Pancho conseguiu reunir 12 mil homens dispostos a lutarem.

Stalin, por ter comandado na prática  a União Soviética entre 1922 e o início de 1923 , devido aos problemas médicos do presidente Lenin, exigiu ter o comando daquela tropa mexicana reunida por Pancho.

Então decidiram que Pancho e Stalin seriam os generais daquele exército, e os 3 oficiais russos trazidos por Stalin seriam coronéis, e Prestes também foi nomeado coronel.

Em outubro de 1923 esses 12 mil soldados partiram de Tamaulipas , cruzaram a fronteira americana , atacaram o quartel da cidade americana de Laredo. Conquistaram com facilidade aquele quartel, matando centenas de soldados americanos.

Em poucos dias chegaram à cidade de San Antonio (essa cidade americana tem esse nome espanhol devido ao Texas ter sido território mexicano e alguns nomes espanhóis  de cidades haviam permanecido.)

Em San Antonio as tropas de Stalin e Pancho tiveram uma nova vitória contra as tropas americanas situadas nessa cidade, ocorrendo outra vez centenas de mortes de soldados americanos e mais de duzentas  mortes entre os mexicanos.

Apesar dos mexicanos terem conquistado apenas um pequeno território entre Laredo e San Antonio, Stalin anunciou, em 16 de outubro, a criação da República Socialista de Texas, governado por uma junta militar (Stalin, Pancho Villa e o russo Dmitri Ivanov.)

Em 1922 um texano chamado Peter Dixon havia começado uma pregação religiosa dizendo que havia falado com Cristo. O Dixon afirmava que Cristo havia lhe dito que, em 2023 , Satanás chegaria ao Texas.

Ninguém levou Dixon a sério mas, em outubro de 1923,  quando os texanos souberam que um ateu comunista russo agora estava dominando várias cidades texanas, então milhares de texanos pobres aderiram à seita de Peter Dixon.

Esses milhares de fanáticos religiosos foram até as cidades  que faziam parte da República Socialista de Texas e realizaram muitas dezenas de atentados terroristas contra igrejas católicas, igrejas protestantes e os prédios das prefeituras , assassinando centenas de pessoas com rifles e revólveres.

(Essa história tem uma continuação :Batalhas : San Antonio e Uvalde (Prestes Pancho Villa E Stalin Unidos)

Advertisement