Advertisement
Rússia Fascista
Linha do tempo: Kaiserreich
1930-1982
Russian Fascist movement by Mars-FM Всероссийская фашистская партия
Bandeira Brasão
Mapa da Rússia Fascista (Kaiserreich)
CapitalSão Petersburgo
Cidade mais populosa Moscou
Língua oficial Russa
Grupos étnicos  Brancos (97%)
outros(3%)
Religião Cristianismo
Governo Estado autoritário unipartidário fascista (1930-1940)
Monarquia Absolutista sob um estado unipartidário fascista (1940-1967)
Estado autoritário unipartidário fascista (1967-1982)
 -  Líder Supremo Konstantin Rodzaevsky
Estabelecimento
 -  Estabelecimento do regime 1 de fevereiro de 1930 
 -  Proclamação do Império 4 de maio de 1940 
 -  Plebiscito Democrático 10 de dezembro de 1982 
População
 -  1982 (estimativa) 210 milhões 
Moeda Rublo

Rússia Fascista também chamado de Segundo Império Russo entre 1940 a 1967, foi um período da história da Rússia entre 1930 a 1982 quando o governo russo era controlado por um regime fascista e o Partido Fascista Russo. O fascismo russo foi um movimento político autoritário do século XX que surgiu na Rússia após a Primeira Guerra Mundial. Nasceu em parte como reação à Revolução Russa de 1917 e uma possível futura ameaça comunista na Rússia e na Europa. A Rússia fascista deixou de existir após uma criação do plebiscito nacional que levou o país na volta de democracia.

Após a Guerra Civil russa e o agravamento da crise no país, o Partido Fascista Russo que cresceu até chegar no poder com a Marcha de São Petersburgo em 1930, e assim é estabelecido um regime fascista. Em 1935, com a recuperação econômica e uma forte exército militar. Invadiu os países como União Don-Kuban, Alash Orda e Turquetão entre 1937 a 1939. Em 1942, junto com a Itália, Grã-Bretanha e Qing acabaram formando o Tratado da União e Segurança. A partir dos anos 1940, o país voltou a ser uma potência militar e econômica e ganhou influência de vários países vizinhos, apoiando os golpes fascistas na Irã e Finlândia. Com o forte enfraquecimento da Alemanha devido a crise de 1928, a influência alemã acabou perdendo muita força política, o que agravou nos golpes fascistas e pela dissolução da Mitteleuropa em 1945. Entre 1947 a 1957 a Rússia acabou anexando vários países europeus que pertenciam ao Império Russo. Com o rápido crescimento militar e econômico, a Rússia acabou entrando num conflito contra os Estados Unidos, a famosa Guerra Fria, conflito mundial bipolar entre o capitalismo e o fascismo.

Após a morte de Konstantin Rodzaevsky em 1967, o país acabou voltando a ser uma República autoritário. A Partir de 1977, o país acaba sofrendo uma crise política que causou na tentativa de golpe de estado em 1989. Em 1982, foi realizado o plebiscito nacional para o país se tornar uma democracia, onde que no final 69% dos russos queriam a volta da democracia, oficializando o fim do governo fascista russo.

Advertisement