FANDOM

Sksm2

SKSM

Baseado nos ensinamentos filosoficos e religiosos do Pajé 'Imbé, era diferente da filosofia aimbeísta, focada na lógica apesar de se basear nos ensinos religiosos aimbeístas.

Ela se baseava em crer que havia um ensnamento revelado por Aimbé do espirito mortal se divinizar num Elevado (suposto tipo de mortal divinizado) após a morte via ritos religiosos e artimanhas mágicas, além de crer que o mundo era eterno e cíclico, tendo um debate entre reencarnação e aniquilacionsimo, provavelmente vinda já dos primeiros seguidores de Aimbé. 

Seus ritos envolviam purificação ritual, meditação para se alinhar com Nhavanderuçu, seguir a moralidade, cremação dos mortos, veneração dos elevados, vegetarianismo, peregrinação para locais santos, devoção á alguma divindade menor (considerada mais próxima),busca da sabedoria(incluia conhecimento), busca da evolução espiritual, e penitencias.

Assim ela foi mantida na tradição tupi-guarani, mas alguns outros povos acabaram aderindo aos ideais Aimbeístas, com  eles valorizando a filosofia e a desenvolvendo.

Image-sksm

sksm

Eles porém após isto acabaram de facto sendo muito rígidos, incluíndo dogmas novos e estudo da astrologia e esoterismo sendo valorizados, com eles perdendo a caracteristica proselitistas, se vendo como eleitos e povo superior aos outros, ainda havedo discursoes entre reencarnacionistas e aniquilacionsitas.

Com isso a matemática era valorizada, sobretudo a esotérica, para tentar compreender e dominar Nhavanderuçu. 

Assim eles criam na divinização de si mesmos, e no poder de dominar Nhavanderuçu para ter poderes sobrenaturais e se aperfeiçoar.