FANDOM

República Democrática do Brasil
Brasil
Republicademocraticadobrasil(fvma)
Brasãodobrasil(fvma)
Lema: Ordem e Progresso
Hino: Hino Nacional Brasileiro
Gentílico: Brasileiro(a)
Mapabrasilbsgm
Capital Brasília
Cidade mais populosa São Paulo
Outras cidades Rio de Janeiro

Salvador
Porto Alegre

Língua Oficial Português
Governo República presidencialista
Presidente Guido Mântega
Vice-presidente Eduardo Campos
Independência

do Reino de Portugal, Brasil e Algarves

7 de setembro de 1822
Proclamação da República 15 de novembro de 1889
Área 8 545 568,049 km²
Fronteira Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa (França), Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela
População 207 660 929 hab.
PIB (nominal)
  • US$ 2,244 trilhões
  • US$ 11 067
IDH 0,822 (48º) - elevado
Moeda Real
Fuso Horário UTC −5 a UTC −2 (oficial: UTC 3)
Org. Internacionais ONU, Mercosul, OEA, CPLP, Aladi, OTCA, Unala, CI-A, UL e OIE.
Cod. ISO BRA
Cod. Internet .br
Cod. Telefone +55

Brasil, oficialmente a República Democrática do Brasil, e o quinto maior país do mundo em território e o sexto em população. É o único país lusófono das Américas, e o maior lusófono do planeta. É reconhecida como uma das nações mais multiculturais e diversas, derivada da forte imigração.

O Brasil faz fronteira com quase todos os países sul-americanos, com exceção de Chile e Equador, e também faz fronteira com o Oceano Atlântico, além de ter variados arquipélagos, como o habitável Fernando de Noronha.

Após passar por dois regimes autoritários militares, como o primeiro após a proclamação da República, e o segundo durante o Estado Novo, o Brasil acabaria por experimentar o Socialismo durante a Guerra Fria após a vitória de Luís Carlos Prestes, e o autogolpe de Carlos Marighella, reestabelecendo a democracia durante o governo de Carlos Lamarca.

Segundo a Constituição de 1988, o Brasil se considera uma federação constituida por quatro entidades distintas: os municípios, os 29 estados, o Distrito Federal, e os governos regionais (ex-Repúblicas). Os três poderes também são criados, como o executivo, legislativo, e judiciário; assim como os princípios fundamentais, tais como a soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

O voto é obrigatório entre os 18 e 60 anos, sendo por eleger diretamente os membros dos poderes executivo e legislativo, sendo apenas os do judiciário, indicados pelo exame de entrada. O serviço militar é opcional por emenda desde 1996.

O presidente da república é o economista Guido Mântega, ex-ministro da Fazenda durante o Governo Lula, e seu vice, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Atualmente, o Brasil é o líder político e econômico na América Latina, juntamente ao México, chegando a ser o maior competidor com os Estados Unidos nas Américas. Desde o período do governo socialista, os líderes procuraram elevar o nível de influência no mundo.

Na ONU, o Brasil ocupa uma das cadeiras fixas no Conselho de Segurança, objetivo apoiado e endossado pela Rússia e China desde o período de Guerra Fria. É também um dos fundadores da UNALA, uma organização política e econômica de integração das nações latino-americanas, amplamente investida por grandes potências, que também promovem o Programa de Resgate Latino-Americano, auxiliando em crises, tanto econômicas (como na Venezuela), quanto humanitárias (como no Haiti, em ação conjunta à ONU).