Advertisement

O Rio, Rio de Janeiro (oficialmente: Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro; originalmente em sua fundação: São Sebastião do Rio de Janeiro; a posteriori à fundação: Município Neutro do Rio de Janeiro), também chamada pelo epíteto Cidade Maravilhosa, é um município neutro e a maior metrópole do Império do Brasil, situada no litoral atlântico da Região Sudeste e cercada pela Província do Rio de Janeiro.

História[]

Cultura[]

O Rio de Janeiro é a única cidade brasileira referida por um epíteto oficialmente adotado pelo Estado para designá-la além de seu nome, neste caso, o epíteto Cidade Maravilhosa, que se popularizou no século XX, quando foi utilizado pela escritora francesa Jane Catulle Mendès em seu livro de poemas La Ville Merveilleuse (A Cidade Maravilhosa) publicado em Paris em 1913. Seu epíteto é traduzido para as demais línguas para se referir a ela nas demais culturas, como Ville Merveilleuse, em francês, e Marvelous City, em inglês.

O Rio é uma das cidades mais antigas do Brasil e um importante centro cultural, tendo sido a sede do governo português e brasileiro por muitos anos, até ser transferida para Petrópole, e tem uma influência arquitetônica portuguesa, francesa e inglesa, sendo também uma das cidades mais ricas do mundo em patrimônio arquitetônico, desde em edifícios a espaços públicos, com seus estilos colonial português, art-déco, art-nouveau, neoclássico, eclético, moderno e contemporâneo. Seu epíteto, Cidade Maravilhosa, coincidentemente condiz com sua beleza e posição cultural e arquitetônica, tendo sido a primeira cidade eleita como Patrimônio Cultural da Humanidade e Capital Mundial da Arquitetura, ambas as vezes, pela UNESCO, respectivamente em 2012 e 2020.

O bairro Cinelândia, no centro do município, foi o pioneiro e tornou-se reconhecido como o centro da indústria cinematográfica brasileira em meados do século XX (assim como tendo seu nome uma referência abreviada para tal indústria), tendo um total de 23 cinemas, e então virou o segundo centro da indústria cinematográfica mundial, atrás apenas de Hollywood, Los Angeles. Dos mais prestigiados cinemas desse bairro encontra-se o Cinema Pathé, da família do fotógrafo franco-brasileiro Marc Ferrez, que foi um importante trabalhador dos visuais brasileiros durante os séculos XIX e XX. Além do Cine Pathé, o Cine Capitólio e o Cine Odeon estão também dentre os mais antigos cinemas brasileiros cariocas, centralizados nesse bairro.

A Cinelândia é um dos principais centros turísticos cariocas, sendo frequentado pela alta sociedade e com uma economia pujante baseada em serviços, comércio, entretenimento e artes, é também a sede de várias empresas de comunicação. Muitos dos empresários na área cineasta diversificaram seus investimentos em outras áreas com a concorrência concentrada na Cinelândia, como nas artes cênicas e setor editorial, a exemplo do Cine Vitória, um dos cinemas de Luiz Severiano Ribeiro, que investiu na Livraria Cultura e no Teatro Riachuelo.

É também na Cidade Maravilhosa onde está sediada a Academia Brasileira de Letras (ABL), inspirada na Academia Francesa, a Academia Brasileira de Literatura (ABDL) e a Sociedade Brasileira de Filosofia. A Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro (ABARJ) é uma das mais antigas instituições culturais e intelectuais estabelecidas no Rio, logo no estabelecimento da família real portuguesa como a Academia Imperial de Belas Artes do país naquele momento. Outras instituições educacionais prestigiadas se sediam no Rio, como o Instituto São Francisco de Paula (Isfrapa), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola Militar da Praia Vermelha (EMPRAV), Escola de Porto Alegre (EPE), Escola de Realengo, entre outras. Além disso, o município tem um distrito exclusivo que incorpora centros universitários e de estudo, formação, pesquisa e tratamento na ciência, inovação tecnológica e medicina que é a Cidade Universitária, na Ilha do Governador, sendo o maior centro de ciência do país. Sedia-se na Cidade Universitária o maior complexo médico-hospitalar latino, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Outros pontos da cidade de renome são o bairro Copacabana, citado por diversas canções estrangeiras e brasileiras famosas e cuja praia onde a duração de comemoração de queima de fogos de artifício ao réveillon é uma das maiores do mundo e também foi inicialmente uma forma de popularizar a cidade, e Ipanema, que ganhou notoriedade com a bossa-nova, em que seus moradores, Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, que faziam parte do grupo faziam-lhe referências nas músicas, como em Garota de Ipanema. O bairro Urca é conhecido por um dos retratos da cidade pela existência do teleférico no monumento do Pão de Açúcar, enquanto um dos outros retratos é o Cristo Redentor, no Morro do Corcovado no bairro Cosme Velho.

Advertisement