Advertisement
Reino da Romênia
Regatul României
Linha do tempo: Universo 26
Flag of Romania Kingdom of Romania - Big CoA
Bandeira Brasão
Lema: 
Nossa terra é um tesouro!
Mapa da Romênia (Universo 26)
CapitalBucareste
Cidade mais populosa Târgoviște
Línguas oficiais Romeno
Línguas mais faladas Romeno
Hungaro
Moldavo
Grupos étnicos  Romenos (74%)
moldavos (20%)
hungaros (6%)
outros (1%)
Governo Monarquia Constitucional Parlamentarista
 -  Monarca Nicolas II
 -  Primeiro-Ministro Maia Sandu
Estabelecimento
 -  Declarada 10 de abril de 1784 
 -  Reconhecida 8 de janeiro de 1790 
População
 -  2020 (estimativa) 24,3 milhões 
PIB (nominal) 2022 (estimativa)
 -  Total Aumento 571 bilhões 
 -  Per capita Aumento 49,281 ₳ 
IDH (2022) Aumento 0,819 
Moeda Euro ()
Cód. Internet .rm

Romênia, oficialmente Reino da Romênia, é uma país soberano situado na região oriental da Europa, faz bacia com o mar Negro e fronteira com a Ucrânia ao norte, a Áustria ao oeste e a Bulgária ao sul. Sua capital é Bucareste e maior cidade e a mais industrializada no país, Târgoviște.

A Romênia foi habitada por diversas tribos eslavas e foi um dos últimos a serem conquistados pelo Império Romano, que chegou por volta de 302. Com a dissolução em 1035, a região foi divida em vários condados. Os vários reinos condados acabaram fundando em 1358 o Sacro Império Romeno, que acabou sendo dissolvido após a unificação romena de 1784. As primeiras décadas da Romênia foram marcadas pelo atraso em comparação aos países europeus, sendo descrito pejorativamente como ''A África Eslava''. Participou da Grande Guerra Mundial em 1951, ajudando os alemães durante a Operação Frente Oriental contra os russos, onde como prometido, ganharam os territórios na região da tão sonhada Moldávia. A Romênia se aliou ao Brasil durante a Guerra Fria, e entrou na OTA em 1961 e pela União Europeia (UE) em 1975. A partir dos anos 1980, a Romênia esteve em um relativo crescimento econômico e de desenvolvimento, com os padrões de vida da população têm tido uma grande melhoria. Foi uma das nações europeias que menos foi afetada durante a Crise de 2007, onde seu PIB ainda esteve acima de 1%, enquanto a média dos países membros da UE era de -4%.

Atualmente, a Romênia é um país com um IDH muito elevado. É membro da Organização do Tratado do Atlântico (OTA) e faz parte da União Europeia. Desde seu crescimento econômico nas décadas de 1980 e 1990, o país tem uma economia predominantemente baseada em serviços e é um produtor e exportador de máquinas e de energia elétrica.

Advertisement