Advertisement
União das Repúblicas Socialistas Soberanas
Linha do tempo: 1983: Juízo Final
Flag of the Soviet Union Socialist Siberia COA (1983DD)
Bandeira Brasão
Lema: 
Труд, Социализм, Возрождение (em russo)
"Trabalho, Socialismo, Renascimento"
Hino: 
Интернационал
"A Internacional"
Siberia map (1983DD)
Localização da Sibéria Socialista na Ásia.
CapitalKrasnoyarsk
Cidade mais populosa Ulan Bator
Línguas oficiais Russo
Mandarim
Línguas regionais Cazaque
Mongol
Uigur
Religião Cristianismo (Igreja Ortodoxa Russa)
Budismo
Islamismo
Ateísmo
Governo República socialista federal unipartidária
 -  Secretário-geral do Partido Comunista e líder do Soviete Supremo Aman Tuleyev
Estabelecimento
 -  Independência 1984 
População
 -  2023 (estimativa) 32.012.429  hab. 
Moeda Rublo

A União das Repúblicas Socialistas Soberanas (em russo: Союз Суверенных Социалистических Республик; transl.: Soyuz Suverennyh Sotsialisticheskikh Respublik), também conhecida internacionalmente como Sibéria Socialista, abreviadamente URSS (em russo: CCCP), União Socialista e como Соцсоюз na URSS, é o maior e mais poderoso país do Hemisfério Norte.

História[]

Apesar de representar cerca de metade da área da União Soviética durante a Guerra Fria, o nordeste do Cazaquistão e a maior parte da Sibéria Soviética e do Extremo Oriente Russo lidaram bastante bem com o Dia do Juízo Final. Embora todas as principais cidades e bases russas estacionadas na área tenham sido bombardeadas, a população isolada vivia principalmente fora dessas áreas, e a vasta região selvagem que as rodeava permitiu que grande parte da população e do governo escapassem da precipitação radioativa. Após a guerra, a população sobrevivente começou lentamente a entrar em contacto umas com as outras.

Rapidamente aprenderam como um alarme falso levou acidentalmente ao lançamento de todos os mísseis nucleares da OTAN e do Pacto de Varsóvia e destruiu a maior parte da civilização conhecida no hemisfério norte. Quando tentaram contactar a União Soviética a oeste dos Montes Urais, também descobriram que a maioria das pessoas aqui tinha sido morta no caos que se seguiu. O pouco que restou caiu na anarquia junto com a maior parte do resto da Europa.

Compreendendo isto e sabendo quão importante era ter um governo socialista forte para reconstruir, os líderes sobreviventes da União Soviética reuniram-se para discutir a melhor forma de lidar com a situação. Seis meses após o Dia do Juízo Final, Geydar Aliyev, alcançando as fronteiras ocidentais do território ainda controlado pela URSS, foi eleito por unanimidade pelos restantes líderes políticos como Presidente do Soviete Supremo e Secretário-Geral do Partido Comunista, devido ao seu posição de alto escalão no governo Andropov. Pouco depois de um ano após o Dia do Juízo Final, em 23 de dezembro de 1984, na Sibéria, os governos socialistas provisórios do Cazaquistão e da Rússia declararam-se a União das Repúblicas Socialistas Soberanas e o estado sucessor da União Soviética.

Política e sociedade[]

Através das reformas levadas a cabo pelo presidente Tuleyev, a política soviética tornou-se mais democrática e semelhante aos desígnios de Lenine; uma forma democrático-socialista de comunismo é a ideologia dominante. Os cidadãos com mais de 18 anos participam livremente nas eleições, escolhendo o presidente do Soviete Supremo a cada 5 anos, embora o sistema de partido único ainda esteja em vigor.

Os cidadãos têm o direito de se reunirem livremente, a liberdade de expressão e de imprensa, mas a KGB ainda tem o direito de invadir a privacidade das pessoas para poder obter informações sobre os dissidentes e a influência da agência na vida quotidiana é bastante forte. A máquina de propaganda está tão activa como sempre, tentando legitimar esta invasão de privacidade, afirmando que o governo tem feito maravilhas para manter os seus cidadãos seguros, o que é mais do que verdade na era pós-nuclear. As cidades maiores estão lotadas e as autoridades dão incentivos para que as pessoas se mudem para cidades e vilarejos menores.

Não existe nenhuma lei que regule a quantidade de filhos que uma família pode ter e o aborto é legal. Os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, no entanto, não o são. Através das reformas, a fé também foi estabelecida como uma escolha pessoal e não é desaprovada. O número de cristãos ortodoxos, liderados pelo Patriarca de todos os russos no exílio, aumentou ao longo dos anos e representa 58,7% da população. O restante é principalmente budista (19,5%), muçulmano (11,9%) ou ateu/agnóstico (10,9%). A residência principal do Patriarca é a Catedral Odigitrievsky em Ulan-Ude, de onde ele prega a paz e a reconciliação com os inimigos do passado.

Advertisement