Advertisement
TV2 Educativa
Tipo Emissora de televisão pública educativa
Razão social Radio éducative de Kaieteur SA
País Kaieteur flag Kaieteur
Fundação 02 de abril de 1972
Fundador Governo de Kaieteur
Pessoas-chave Emmanuel Dupont (presidente)
Cobertura 73% do território nacional
Sede Calçoene, CA(DF)
Formato de vídeo 720p (16:9 HDTV)
480p (4:3 SDTV)
Língua Francês e português
Emissora(s) própria(s) TV2 Calçoene (Calçoene)
TV2 Macapá (Cajari)
TV2 Bakuis (Courantino)
TV2 Caiena (Guiana)
TV2 Par'bo (Locono)
TV2 Rurale (Maroni)

Éducative (ou Educativa), oficialmente TV2 Educativa, é uma emissora pública de Kaieteur de caráter educativo. Foi fundado em 2 de abril de 1972, sendo a segunda emissora mais antiga do país, atualmente mantida pelo Ministério da Propaganda de Kaieteur e transmitindo para mais de 73% do território nacional através de suas seis filiais nos seis estados do país. Atualmente, a emissora possui um amplo catálogo de programas educativos, que incluem documentários, programas infantis, programas sobre ciência, história, cultura, meio ambiente, saúde, tecnologia, entre outros.

História[]

A primeira emissora de televisão do país, a época sem um nome foi instalada na cidade de Caiena em 1969, trazendo a tecnologia dos Estados Unidos com a missão de entregar programação anti-regime socialista que vigia no país desde 1952. Seus fundadores, Donat Majory e Léo Simard, eram pró-americanos e líderes do movimento anti-socialismo de Kaieteur, e começaram a distribuir televisores para a população carente de Caiena para espalhar a propaganda anti-regime.

O então presidente de Kaieteur, François Moreau, ordenou o fechamento da emissora, que funcionava clandestinamente, e a prisão imediata de Majory e Simard, que fugiram do país com a ajuda do governo americano. Anos depois, em 1980, com os militares no governo, os dois voltaram ao país e conseguiram a reativação da emissora com o governo militar. Atualmente é a emissora Chaîne Dix.

Em vez de confiscar as televisões, Moreau decidiu construir um projeto para uma emissora pró-governo. Com essa ideia em mãos, ele conseguiu um acordo com a emissora estatal soviética TsT SSSR para enviar equipamentos de televisão para Kaieteur. Na época, a maior rádio do país era do governo, a Radio Éducative, e parte das instalações da rádio foi utilizada para construir a emissora. Em 1972, a TV2 Éducative foi fundada em Calçoene, como a primeira emissora educativa do país.

Advertisement