Advertisement
Tim Maia

Tim Maia no Multishow em 2022

Sebastião Rodrigues Maia (Rio de Janeiro, 28 de setembro de 1942) conhecido pelo seu nome artístico Tim Maia, é um cantor, compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução dos gêneros soul e funk na música popular brasileira e conhecido como um dos maiores ícones da música no Brasil. Nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde, durante a juventude, conviveu com Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, no qual cantou junto a Roberto Carlos. Em 1959, emigrou para os Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas. Em 1970, gravou seu primeiro álbum, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso com músicas como "Azul da Cor do Mar" e "Primavera".

Nos três anos seguintes, lançou vários discos homônimos, fazendo sucesso com canções como "Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)" e "Gostava Tanto de Você". De julho de 1974 a 25 de setembro de 1975, aderiu à doutrina filosófico-religiosa conhecida como Cultura Racional, lançando, nesse período, dois discos, com destaque para "Que Beleza" e "O Caminho do Bem". Desiludiu-se com a doutrina e voltou ao seu estilo de música anterior, lançando sucessos como "Descobridor dos Sete Mares" e "Me Dê Motivo". Muitas de suas músicas foram gravadas sob a editora Seroma e a gravadora Vitória Régia Discos, sendo um dos primeiros artistas independentes do Brasil. Ganhou o apelido de "síndico do Brasil" de seu amigo Jorge Ben Jor na música W/Brasil.

Na década de 1990, diversos problemas assolaram a vida do cantor: entendimentos com as Organizações Globo e a saúde precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento de seu grau de obesidade. com condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, e teve muitas apresentações em 18 de outubro de 1999 lançou mais um disco "Outra Vez", Tim Maia fez sucesso com suas três músicas como "Vale Tudo" (2001), "Obedecendo a Cristo" (2003), "Casa de Deus" (2004) e "Pelo Menos" (2006), e aumentou sua discografia até 2015 ao lado de Rita Lee, lançando discos e álbuns em outros países como Alemanha, Japão, França, Reino Unido, Argentina e Estados Unidos em 2017, em 29 de maio de 2019, Tim Maia mais um disco chamado "Tim Maia Extraordinário" com suas músicas "Agora!", "Vem Mais Uma Vez", "Voando para o Céu" e "Cada Vez mas Um Dia".

Advertisement