Advertisement
República Turca
Türkiye Cumhuriyeti
Linha do tempo: Universo 26
Flag of Turkey Emblem of Turkey
Bandeira Brasão
Lema: 
Yurtta sulh, cihanda sulh
(Paz em casa, Paz no mundo)
Mapa da Turquia (Universo 26)
CapitalEsmirna
Cidade mais populosa Bursa
Línguas oficiais Turca
Grupos étnicos  Turcos (67%)
turcos (30%)
outros (2%)
Governo República Presidencialista
 -  Presidente Atiye Tayyip
 -  Presidente da Assembleia Emine Bahaçeli
Estabelecimento
 -  Declarada 3 de janeiro de 1956 
 -  Revolução da Liberdade 8 de agosto de 1994 
População
 -  2022 (estimativa) 80 milhões 
PIB (nominal) 2023 (estimativa)
 -  Total Baixa 574 bilhões 
 -  Per capita Baixa 26,112 ₳ 
IDH (2023) Baixa 0,794 
Moeda Lira Turca ()
Cód. Internet .tq

A República Turca, também conhecida apenas como Turquia é um país transcontinental situado entre o sudeste europeu e o Oriente Médio. Faz fronteira com a Grécia ao oeste, a Geórgia e Armênia no nordeste, Pérsia ao Leste, Iraque ao Sudeste e Palestina e Jordânia ao Sul.

A então Turquia foi povo pelo próprio povo turco nos séculos IX e X. Esse povoamento ajudou no enfraquecimento romano na região da Ásia menor e em 1028 foi formado o primeiro reino de maioria turca, o Reino Bizitu, anexado pelo futuro Império Otomano em 1443. O longo Império Otomano se expandiu pelos Balcãs até partes da Pérsia, sendo considerado um dos maiores impérios da história e o segundo maior com maioria mulçumana. A partir do reinado do sultão Mamude III em 1900, foram implementadas reformas democráticas que transformaram o país em uma monarquia parlamentarista, fazendo da primeira nação islâmica a ir para o caminho democrático. A crise de 1928 intensificou movimentos nacionalistas que rapidamente tomaram o governo e o Império Otomano se juntou ao Eixo Central. Lutou junto com os franceses durante a Grande Guerra e a partir de 1955, o país acabou mergulhando em uma guerra civil que facilitou em sua rendição na guerra naquele mesmo ano. Com a rápida vitória dos revolucionários socialistas em 1957, o país passou a ser uma república popular de partido único liderada por Yusulf Özal. A república popular acabou com uma violenta revolução democrática que derrubou o então regime vigorante por quase 40 anos e partir de então, a Turquia veio a ser uma democracia liberal, filiando a OTA em 2009 e a UE em 2015.

Advertisement