Advertisement
República do Vietnã
Linha do tempo: ParadoXus
Flag of South Vietnam Coat of arms of the Republic of Vietnam (1967–1975)
Bandeira Brasão
Lema: 
Tổ Quốc, Danh Dự, Trách Nhiệm
"Pátria, Honra, Dever"
Hino: 
Tiếng Gọi Công Dân
"Chamado aos Cidadãos"
Capital
(e cidade mais populosa)
Saigon
Línguas oficiais Vietnamita
Governo República unitária parlamentarista
 -  Presidente Đặng Thị Ngọc Thịnh
 -  Primeira-ministra Võ Thị Ánh Xuân
Estabelecimento
 -  Guerra do Vietnã 1º de novembro de 1955 
 -  Golpe de Estado 2 de novembro de 1963 
 -  Estabelecimento da Segunda República 1º de abril de 1967 
 -  Acordos de Paz de Paris 27 de janeiro de 1973 
População
 -  2023 (estimativa) 41.531.835 hab. 
PIB (PPP) 2023 (estimativa)
 -  Total US$ 514,4 bilhões 
 -  Per capita US$ 12.386 
PIB (nominal) 2023 (estimativa)
 -  Total US$ 412,4 bilhões 
 -  Per capita US$ 9.931 
Moeda Dong sul-vietnamita

Vietnã do Sul, oficialmente República do Vietnã (em vietnamita: Việt Nam Cộng hòa), é um país localizado no Sudeste Asiático. Realiza fronteiras com o Vietnã do Norte ao norte, Laos a noroeste, Camboja a sudoeste e Tailândia através do Golfo da Tailândia a sudoeste.

O Vietnã, como um todo, tem uma rica história que remonta há milhares de anos. Antes da colonização europeia, o território era dividido em reinos e dinastias que competiam pelo poder e influência. No século XIX, o Vietnã foi gradualmente colonizado pela França. O país se tornou parte da Indochina Francesa, juntamente com o Laos e o Camboja. Após a Segunda Guerra Mundial, a Indochina Francesa buscou sua independência, resultando na Primeira Guerra da Indochina. Em 1954, a Batalha de Điện Biên Phủ levou à derrota francesa e, em uma conferência em Genebra, o Vietnã foi temporariamente dividido ao longo do paralelo 17, com o Vietnã do Norte comunista sob Ho Chi Minh e o Vietnã do Sul sob liderança anticomunista apoiada pelos Estados Unidos.

O Vietnã do Sul foi governado por um governo anticomunista liderado pelo presidente Ngô Đình Diệm, que estabeleceu uma administração autoritária e enfrentou crescente oposição interna e no campo comunista do norte. A partir de meados da década de 1950, a luta pela unificação do Vietnã sob um único governo comunista ganhou força. O Vietnã do Sul enfrentou crescentes ataques dos guerrilheiros comunistas do sul e do Exército do Vietnã do Norte, liderado por Hồ Chí Minh. Os Estados Unidos intervieram para apoiar o Vietnã do Sul e evitar a expansão comunista na região. Na década de 1960, os Estados Unidos aumentaram seu envolvimento militar no conflito vietnamita, enviando tropas e equipamentos em apoio ao governo sul-vietnamita. A guerra se intensificou, causando enormes baixas e devastação em ambos os lados. A Guerra do Vietnã se tornou altamente impopular nos Estados Unidos e em outros países ocidentais. Os protestos contra a guerra foram uma característica importante da década de 1960, com manifestações pacifistas e uma crescente insatisfação com a política externa americana.

No ano de 1973, foram assinados um conjunto de acordos destinados a encerrar oficialmente a participação dos Estados Unidos e de outras nações estrangeiras na Guerra do Vietnã. Esses acordos foram firmados entre representantes dos Estados Unidos, do Vietnã do Norte e do Vietnã do Sul. O acordo estabelecia um cessar-fogo entre as partes envolvidas no conflito, que entraria em vigor em 28 de janeiro de 1973. Com isso, as hostilidades entre as forças militares dos Estados Unidos, do Vietnã do Norte e do Vietnã do Sul deveriam ser encerradas. Além disso, era prevista a retirada completa das tropas dos Estados Unidos e de outros países que estavam envolvidos na guerra no Vietnã. Essa retirada foi gradual e permitiu que as forças militares estrangeiras voltassem para seus países de origem. No final da década de 1970, o Vietnã do Sul enfrentou desafios significativos para reestabelecer o país após anos de guerra devastadora. No entanto, com o apoio da comunidade internacional, o país resistiu aos ataques contínuos do Vietnã do Norte começou a se recuperar. O governo sul-vietnamita focou na reconstrução da infraestrutura, na reabilitação econômica e na criação de programas de assistência para as vítimas da guerra. O fortalecimento da economia vietnamita permitiu melhorias nas condições de vida da população, bem como o desenvolvimento de setores industriais e agrícolas. O país atraiu investimentos estrangeiros e estabeleceu relações comerciais com outras nações, impulsionando ainda mais seu crescimento econômico.

Ao longo da década de 1980, as relações entre o Vietnã do Sul e o Vietnã do Norte começaram a se suavizar gradualmente. As feridas antigas da rivalidade política foram curadas por meio de um diálogo aberto e sincero entre os líderes das duas nações. Medidas de cooperação bilateral foram adotadas para promover a paz e a prosperidade em ambos os lados da fronteira. Em 1990, finalmente, um acordo de paz definitivo foi alcançado entre o Vietnã do Sul e o Vietnã do Norte, oficializando a reconciliação e a normalização das relações entre as duas nações. Isso trouxe um senso de unidade e cooperação regional que, por sua vez, impulsionou ainda mais o desenvolvimento econômico e social de ambas as partes do Vietnã. Com a estabilidade política e o crescimento econômico contínuo, o Vietnã do Sul se tornou uma nação próspera e moderna. A qualidade de vida melhorou para a população, e o país ganhou reconhecimento internacional por suas realizações notáveis. O turismo também floresceu, com visitantes atraídos pelas belezas naturais e pela rica cultura vietnamita.

A história do Vietnã do Sul serviu como um exemplo inspirador de como a diplomacia e a cooperação podem transformar uma nação em meio à adversidade. A história ensina ao mundo a importância de buscar a paz, mesmo em tempos de conflito, e os benefícios que a reconciliação e a colaboração podem trazer para todos os envolvidos.

Advertisement