Advertisement
Yvon Lausier
Yvon Lausier (OIP)

8º. Presidente de Kaieteur flag Kaieteur
2 de agosto de 1979 - 30 de março de 2002
Vice-presidente   Gaspard Renaud (1979-2000)

Cesar Vriees (2000-2002)

Antecessor François Moreau
Sucessor Laurent Leclerc

Informação pessoal
Nascimento 19 de agosto de 1909
Magazão, Pará Pará, Brasil Flag of Brazil
Falecimento 30 de março de 2002
Calçoene, D.F, Kaieteur Kaieteur flag
Nacionalidade brasileiro (1909-1923)
kaieteuriano (1923-2002)

General Yvon Fontaine Lausier (Magazão, 19 de agosto de 1909 - 30 de março de 2002) foi um controverso militar e político kaieteuriano, sendo ditador de seu país a partir de 1979, por meio de um golpe militar, até sua morte em 2002. Nasceu no então pequeno vilarejo de Mazagão em 1909, no atual estado do Cajari, a época sendo a região do Amapá, pertencente ao estado brasileiro do Pará. Aos 12 anos, ajudou na disputa que levaria o Amapá a aderir o então Estado Livre de Cunani, evento este conhecido como Adesão do Amapá.

Durante seu governo, houve relatos de violações de direitos humanos e restrições à liberdade de expressão e de imprensa. Críticos do regime acusaram Lausier de suprimir a dissidência política e silenciar a oposição. A imprensa enfrentou restrições e censura, limitando a liberdade de informação e a expressão de opiniões divergentes. Lausier faleceu aos 92 anos de idade, vítima de um choque hipovolêmico, inicialmente alegado que foi devido a um ataque cardíaco. Em 2012, a revelação de que Yvon Lausier, ex-ditador de Kaieteur, havia sido envenenado trouxe uma reviravolta chocante à história. Após uma investigação minuciosa, especialistas forenses confirmaram a presença de substâncias tóxicas em seu organismo, apontando claramente para um ato intencional.

Advertisement